on-load-remove-class="default-font">
×
Loading ...

Partes do corpo de uma minhoca

Atualizado em 21 novembro, 2016

A minhoca é uma das criaturas mais trabalhadoras. Encontrada no solo de todos os continentes exceto a Antártica, as minhocas se parecem mais com um pedaço de meleca pálida do que um animal com partes distintas. Na verdade, as minhocas possuem muitas partes - todas elas ajudam a criatura sobreviver, reproduzir e cultivar o solo.

As minhocas são encontradas pelo solo de quase todos os continentes. (worm image by Ksenija Djurica from Fotolia.com)

Sistema digestivo

As minhocas possuem um sistema digestivo similar ao das criaturas acima do solo. Elas tem boca, esôfago, estômago, intestino e moela. Além disso, as minhocas têm um papo, que funciona como um compartimento de armazenagem de comida.

Loading...

Sistema nervoso

Com um gânglio central (emaranhado de nervos) servindo como um cérebro, a minhoca é muito sensível aos compostos químicos e às vibrações do solo ao seu redor, também luz e umidade.

Sistema Reprodutor

Minhocas são hermafroditas, o que significa que elas não são macho nem fêmea. Elas se reproduzem esfregando os segmentos NOVE até o 11 do seu corpo um contra o outro secretando um muco rico em esperma.

Sistema circulatório

A minhoca não tem um coração. Ao invés, elas têm dois longos vasos que correm por cada lado do corpo que dilata e contrai para bombear sangue pelos vários segmentos do seu corpo.

Sistema Excretor

Este sistema funciona em conjunto com o sistema digestivo. Tudo o que a minhoca come é digerido, depois passa para o ânus, onde ele é expulso como carcaças no solo.

Loading...

Referências

Loading ...
Loading ...