Mais
×

Como fazer seu pastor alemão ganhar peso

Atualizado em 23 março, 2017

O pastor alemão é um cachorro grande e de metabolismo rápido quando saudável, portanto, é importante lhe fornecer uma alimentação constante e adequada para manter um peso ideal no animal. Eles podem comer entre 5,5 a 9,5 kg de ração seca semanalmente, dependendo da sua idade e tamanho. Dar menos do que essa quantidade pode causar má nutrição e, mais, obesidade, principalmente se o pastor alemão não se exercitar. O cão saudável pode parecer um pouco magro demais, pois suas costelas não são visíveis, mas é possível senti-las, e sua barriga deve ser para dentro, na altura da cintura.

Instruções

Um pastor alemão saudável tem costelas que você não consegue ver, mas sim apenas sentir (Jupiterimages/Comstock/Getty Images)
  1. Saiba qual é a causa da magreza do cão. Leve o pastor alemão a uma consulta veterinária. É possível que você não esteja dando a quantidade de ração suficiente por dia ou talvez esteja errando o tipo da alimentação. Também é possível que o cachorro esteja doente, tenha uma infecção ou lesão. A raça tende a apresentar doenças que causam perda de apetite e de peso.

  2. Pese o cachorro semanalmente para verificar se está ganhando, perdendo ou mantendo o peso. Isso lhe ajudará a saber se o plano de engordá-lo está funcionando ou se precisará alterá-lo. Se continuar sem apresentar resultados ou perdendo peso mesmo com as mudanças na dieta, leve o cão ao veterinário.

  3. Forneça comida várias vezes por dia. Alguns donos de cães deixam a comida seca disponível o dia inteiro e dão a ração úmida uma ou duas vezes por dia. Se for o caso, garanta que a ração seca seja rica em proteínas e com poucos preenchimentos, como resíduos ou fubá. Você também pode oferecer a ração seca várias vezes ao dia. Talvez seja preciso alimentá-lo até quatro vezes por dia para garantir uma boa nutrição.

  4. Ofereça comidas "de humanos" frescas com lanches ou refeições. Isso não significa dar restos da mesa ou raspas guardadas. Dê legumes e verduras, como petiscos, cenoura ou aipo, e misture peru e frango cozidos nas refeições dos cães. Carnes magras, fibras e alimentos não processados podem ajudar o sistema digestivo do cachorro a funcionar adequadamente.

  5. Faça seu pastor alemão se exercitar. Caminhada, corrida ou natação são atividades que criam músculos que podem ser feitas todos os dias. É importante que não ganhem peso apenas comendo e engordando. Criar massa muscular é importante para manter o peso e a saúde ideais.

Dicas

  • Suplementos diários multivitamínicos para cachorros estão disponíveis no mercado e podem ser acrescentados à dieta de engorde dele. Compre um produto formulado para grandes raças ou até específico para pastores alemães.
  • Pode sair caro, mas é importante alimentar seu cão com uma ração seca de boa qualidade. Elas têm cordeiro, frango, carne de gado ou peru como ingrediente principal.

Aviso

  • As comidas ricas em gordura podem causar problemas de saúde no seu cão, como vômitos, diarreia e obesidade. Elas podem ajudá-lo a ganhar peso, porém, a longo prazo, podem causar mais do que resolver problemas.

O que você precisa

  • Ração seca para cães
  • Ração úmida para cães
  • Arroz, legumes e carne cozida
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article