×
Loading ...

Como perder peso após uma histerectomia

Atualizado em 13 junho, 2017

Após uma histerectomia total, em que são retirados ovários e útero, o corpo é forçado a entrar na menopausa por causa da queda repentina dos níveis de estrogênio. Essa mudança drástica dos níveis hormonais é responsável pelo aumento de peso, principalmente em torno da cintura, a dificuldade para dormir e alterações de humor. Embora seja mais difícil para as mulheres perderem peso após a menopausa por causa do lento metabolismo, paciência e determinação ajudarão a alcançar uma cintura mais fina.

Instruções

Histerectomia (cervical cancer image by Keith Frith from Fotolia.com)

    Desenvolva hábitos alimentares saudáveis

  1. Meça as porções. Seja ciente da quantidade de alimentos ingeridos.

    Loading...
  2. Beba água. Há uma tendência a reter mais líquidos após a histerectomia. Tomar diariamente 8 a 10 copos de água manterá seu corpo hidratado e menos propenso a armazenar líquidos e inchar.

  3. Escolha frutas e hortaliças frescas e grãos integrais. Estes são boas fontes de fibras e criarão uma sensação de saciedade, além de promover a saúde do colo do útero.

  4. Coma proteínas, mas prefira cortes magros, frango sem pele e peixes.

  5. Limite a ingestão de gorduras trans e saturadas de manteiga, margarina, gordura vegetal e alimentos fritos. Opte por alternativas mais saudáveis, como azeite de oliva ou óleo de canola.

  6. Aumente a quantidade de laticínios em sua dieta. Leite semidesnatado, queijo e iogurte são importantes fontes de cálcio. O cálcio é importante para a saúde dos ossos. Estes descalcificam mais rapidamente com a queda dos níveis de estrogênio.

    Adote o hábito da atividade física

  1. Exercite-se regularmente. Os exercícios aeróbicos queimam calorias, condicionam seu coração e melhoram a sua resistência. Experimente até encontrar um regime que mais lhe convier. Tente correr, caminhar ou fazer aulas de dança. O exercício aeróbico tem o benefício adicional de melhorar a saúde óssea e prevenir a osteoporose.

  2. Acrescente treinamento de força na sua rotina. A musculação não resultará em uma grande perda de peso, mas tonificará os músculos e aumentará a sua força.

  3. Faça ioga ou pilates para melhorar a sua flexibilidade, equilíbrio e força corporal.

Loading...

Aviso

  • O seu médico poderá recomendar a terapia de reposição hormonal (TRH) para reduzir os efeitos da perda repentina de estrogênio após a histerectomia. A terapia tem a vantagem de minimizar os sintomas da menopausa, como ondas de calor e alterações de humor e pode ajudar a prevenir doenças cardíacas. No entanto, pode também aumentar o risco de câncer de mama em algumas mulheres se utilizada em longo prazo. A TRH não demonstrou ter quaisquer efeitos sobre o aumento de peso após a histerectomia.

Referências

Recursos

Loading ...
Loading ...