×
Loading ...

Como pedir o divórcio quando o cônjuge ficou ausente por alguns anos sem paradeiro

Atualizado em 27 março, 2017

O pedido de divórcio pode ser complicado se o paradeiro do seu esposo for desconhecido há algum tempo. Para proceder com o divórcio, é necessário por lei notificar o cônjuge da ação de divórcio. Se não tiver nenhum endereço, você deve mostrar ao tribunal que fez todos os esforços possíveis para localizar o cônjuge, mas não obteve sucesso. Com a permissão do tribunal, você pode publicar o anúncio de divórcio no jornal e seguir em frente para obtê-lo.

Instruções

Publique o anúncio de divórcio no jornal da cidade de última residência conhecida do seu cônjuge (Goodshoot/Goodshoot/Getty Images)
  1. Entre com uma petição ou requerimento inicial de divórcio no tribunal da cidade onde você mora. Procure a secretaria do site do tribunal da sua cidade e verifique se ela fornece formulários ou petições para divórcio online. Verifique o site para obter as regras locais para o divórcio que se aplicam no caso de um cônjuge com localização ou endereço desconhecido.

    Loading...
  2. Faça todos os esforços possíveis para localizar o cônjuge ausente para atender a devida exigência de diligência da lei. Verifique com os correios para um endereço de encaminhamento, envie uma carta para a última morada conhecida do seu esposo e contate parentes perto dele para saber do seu paradeiro. Considere a contratação de um detetive particular para localizá-lo e envie documentos de processo (notificação de depósito de divórcio) no último endereço conhecido do cônjuge.

  3. Apresente um pedido ao tribunal para "serviço substituto do processo" se os esforços para localizar o cônjuge ausente falharam e não há endereço conhecido para entrega pessoal do serviço do processo. Antes de publicar o anúncio de divórcio no jornal, você deve receber permissão sob a forma de uma ordem do tribunal, permitindo o serviço substituto.

  4. Complete o divórcio e dê entrada no documento no tribunal de divórcio juntamente com a declaração assinada, afirmando que conduziu uma pesquisa diligente para localizar o cônjuge. Publique o anúncio de processo de divórcio no jornal local ou regional mais amplamente lido, no último local conhecido onde o cônjuge viveu. Os estados geralmente exigem uma intimação de divórcio por pelo menos 30 dias. As notificações de ações de divórcio são publicadas na seção de anúncios legais do jornal.

  5. Consulte um advogado de divórcio, se necessário, sobre o processo de divórcio em seu estado. Poderá ser necessária a assistência de um advogado para emissão de um divórcio padrão. Os tribunais emitem divórcio padrão em casos onde o cônjuge não responde à notificação de divórcio e todas as outras exigências específicas forem atendidas.

Loading...

Aviso

  • Existem regras especiais aplicáveis em um divórcio envolvendo crianças. Consulte um advogado.

Referências

Loading ...
Loading ...