on-load-remove-class="default-font">
×
Loading ...

Definição de conflito intergrupal

Atualizado em 17 abril, 2017

Um conflito intergrupal pode assumir muitas formas, que vão desde um desentendimento entre vizinhos até uma guerra entre países. As consequências variam, mas a causa de um conflito entre grupos geralmente está relacionada com alguns princípios básicos.

A discórdia em graus variados entre dois grupos é chamada de conflito intergrupal (out of focus leisure image by Robert Kelly from Fotolia.com)

Psicologia social

No contexto da psicologia social, o conflito intergrupal é definido como uma incompatibilidade de objetivos, crenças, atitudes ou comportamentos, de acordo com Richard D. Ashmore no livro "Social Identity, Intergroup Conflict and Conflict Reduction".

Loading...

Fontes de conflito

Incompatibilidades comuns entre grupos que causam conflito incluem poder e diferenças econômicas e de valor, de acordo com Morton Deutsch, autor de "The Handbook of Conflict Resolution: Theory and Practice". O conflito econômico é a competição por recursos. Em conflitos de poder, os grupos lutam pelo domínio um do outro. Os conflitos de valor envolvem discordância sobre crenças e estilos de vida.

Manifestação

A construção das identidades sociais, que classifica os indivíduos em "nós" e "eles", contribui para a formação de um conflito intergrupal. Esse conflito pode se desenvolver a partir de estereótipos, de preconceitos e de discriminação. Em casos extremos, os preconceitos levaram a genocídios e ao início de guerras mundiais.

Loading...

Referências

Loading ...
Loading ...