Conflitos internos e externos

Entenda a diferença entre conflitos internos e externos

Photos.com/Photos.com/Getty Images

Os conceitos de conflito interno ou externo são maneiras muito amplas de categorizar os conflitos em geral. Conflito externo, em termos muito gerais, refere-se às ameaças que se originam fora da pessoa ou organização. Conflito interno refere-se a ameaças que surgem de dentro da organização (ou pessoa) em si.

Características (internos)

O conceito de conflito interno pode ter vários significados. Pode indicar um conflito que ocorre no interior da pessoa. Isso é, muitas vezes, caracterizado em dilemas morais ou questões de lealdade. Também pode significar conflito dentro de grandes entidades, como empresas ou países. Em muitos casos, esses conflitos têm a ver com valores morais básicos ou questões de identidade. Um conflito interno pode afetar um país tão facilmente como pode afetar uma pessoa. A grande diferença é o número de pessoas e o âmbito geográfico do problema.

Características (externos)

Conflito externo refere-se a objetos fora da pessoa e que ameaçam o progresso em direção a um objetivo. Para uma entidade maior, refere-se a problemas de fora da organização, coisas sobre as quais a organização tem pouco controle. Para um país, por exemplo, o conflito externo pode se referir aos inimigos no exterior, aos estados concorrentes ou mesmo ao sistema econômico que coloca certos estados em desvantagem.

Função

Como todos os conflitos, os internos ou externos podem ser construtivos ou destrutivos. Um conflito construtivo pode incluir essas lutas que ajudam uma sociedade ou uma pessoa a desenvolver um forte senso crítico face à ansiedade ou às ameaças externas. Conflito destrutivo refere-se às lutas que levam à dissolução. A guerra civil em um país ou uma esquizofrenia de um indivíduo são expressões extremas de conflito destrutivo.

Efeitos

O conflito pode evocar o melhor das pessoas. O conflito interno pode facilmente levar uma pessoa a ser mais desenvolvida, firme e moral se ela se mantiver firme em casos de conflitos de lealdade. Para as entidades maiores, o conflito interno pode atuar como um meio de discussão para se chegar a algum tipo de consenso viável. O conflito externo pode tornar um grupo, como uma família ou país, mais forte e desenvolver um sentido de solidariedade interna face a um inimigo externo.

Significado

Conflito interno geralmente significa que algo está errado. Cabe à pessoa ou instituição tomar medidas para superar o problema. Esse tipo de conflito pode servir como um sinal de alerta de que o sistema precisa de reparos. O conflito externo força o indivíduo ou a organização a tomar medidas decisivas para se defender ou a reorganizar seu ser para lidar com a ameaça externa.

eHow Brasil
×