Mais
×

Como fazer um pequeno painel solar

Atualizado em 21 novembro, 2016

Um painel solar pode ser tão grande ou tão pequeno quanto o número de células solares que você escolhe usar. Uma célula solar mono-cristalina típica tem 7,62 cm por 15,24 cm e um painel solar comum é composto por 36 dessas células. É possível fazer um pequeno painel solar reduzindo pela metade o número de células e o tamanho do quadro. Obviamente, será produzido apenas a metade do número de watts, em comparação ao painel de tamanho normal.

Instruções

É possível construir um pequeno painel solar (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)

    Construindo a matriz

  1. Coloque as células solares viradas para baixo em três filas de seis no compensado, de modo que os pontos de solda estejam expostos.

  2. Solde todas as células em conjunto, utilizando dois fios de cobre, um para o terminal positivo e outro para o negativo. Tenha certeza de incluir cada ponto de solda. Se for esquecido um ponto de solda, a matriz não funcionará. Também não se esqueça de deixar cerca de 15,24 centímetros de folga para ligar o diodo de bloqueio no final da matriz.

  3. Coloque uma pequena quantidade de adesivo resistente ao calor na parte de trás de cada célula solar. Coloque o compensado perfurado sobre as células de modo que as cubra completamente. Vire o sistema todo, de forma que o conjunto de células solares esteja agora sobre o compensado perfurado e o compensado normal esteja livre para ser manipulado.

  4. Coloque o conjunto de células sob luz solar direta e conecte os cabos positivos e negativos a um voltímetro para testar a matriz. O voltímetro deverá medir cerca de 9 V se a matriz estiver funcionando corretamente.

    Construindo o envoltório

  1. Construa uma moldura em torno do perímetro do compensado, usando o molde de 1,9 cm x 1,9 cm. Fixe-a com parafusos de madeira.

  2. Posicione o compensado perfurado apoiando o painel solar no meio da moldura e o prenda com parafusos para madeira. Tenha cuidado para não danificar qualquer uma das células ou fios ao parafusar o compensado.

  3. Conecte os fios em excesso na extremidade da matriz a um diodo de bloqueio. Certifique-se de combinar os cabos negativos e positivos aos pontos de conexão negativos e positivos no diodo.

  4. Cubra a matriz com acrílico. Faça furos através do acrílico nos cantos da moldura com uma broca de titânio e fixe o acrílico no lugar com parafusos para madeira.

O que você precisa

  • 18 células solares mono-cristalinas
  • 50,8 x 50,8 cm de madeira compensada
  • 50,8 x 50,8 cm de acrílico
  • Molde de madeira de 1,9 cm x 1,9 cm, com 1,75 m de comprimento
  • 45,72 cm x 45,72 cm de compensado perfurado
  • Diodo de bloqueio
  • Solda
  • Fio de cobre
  • Calefator de silicone
  • Adesivo resistente ao calor
  • Caixa de parafusos para madeira de 2 cm
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article