×
Loading ...

Perda de pelo na crina e cauda do cavalo

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

Crinas e caudas longas são naturais em um cavalo, por isso, se você notar que o pelo da crina e cauda do seu cavalo está ficando escasso de repente, é importante entender o que está por trás disso. Há uma série de coisas que podem causar a perda de pelo, incluindo deficiências nutricionais, infecções parasitárias e brigas com outros cavalos.

Cavalo adestrado (Image by Flickr.com, courtesy of Craig Maccubbin)

O que é normal

Algumas raças de cavalos, principalmente a Appaloosa, muitas vezes não desenvolvem crinas longas e caudas exuberantes, como visto em outras raças. Para muitos Appaloosas, a perda de pelo na cauda é comum e, por vezes, a crina também é afetada. Mesmo assim, se o seu Appaloosa possui a crina e cauda peludas e de repente elas ficam ralas, é bom contatar o veterinário.

Loading...

Fricção na cauda

Se a cauda do seu cavalo está ficando escassa, pode ser devido a uma infecção parasitária. Verifique a parte superior da cauda para encontrar sinais de fricção. Se você encontrar vários fios quebrados perto do topo da cauda, seu cavalo provavelmente precisa ser vermifugado.

Brigas com outros cavalos

Os cavalos são animais de bando e, sendo assim, desenvolverão uma hierarquia. Mas mesmo depois que a hierarquia é estabelecida, outros cavalos podem desafiar o cavalo dominante do grupo. Na maioria das vezes esses desafios serão brigas pequenas, mas podem resultar no cavalo dominante arrancando pelo da crina ou cauda do rival. Observe seus cavalos no pasto e fique atento aos sinais de problema.

Deficiências nutricionais

Se crina e a cauda do seu cavalo estão ficando ralas, não se esqueça de prestar atenção em sinais de um possível desequilíbrio nutricional ou deficiência. Se seu cavalo tem deficiência nutricional, também é possível notar uma pelagem sem brilho e uma atitude apática. Se você suspeitar de um problema nutricional, chame um veterinário imediatamente.

Envelhecimento

Cavalos podem perde pelo à medida que envelhecem, por isso, se seu cavalo é idoso, você poderá notar alguma perda de pelo na crina e cauda. Mas mesmo que essa perda seja normal, ainda é importante monitorar a saúde do animal e entrar em contato com o veterinário se algo parece errado.

Loading...

Referências

Loading ...
Loading ...