Mais
×

Como fazer perfume em um laboratório

Atualizado em 17 abril, 2017

Fazer seu próprio perfume em casa ou em um laboratório é uma ótima maneira de personalizar a sua própria fragrância. Também é uma alternativa mais ecologicamente correta do que comprar em lojas, uma vez que muitos perfumes comercializados utilizam produtos petroquímicos, que podem ter um impacto negativo sobre o meio ambiente e causar graves problemas de saúde em animais. Aprenda a fazer um produto caseiro usando ingredientes simples e naturais e, quem sabe, talvez você descubra um novo negócio, projeto de ciências ou hobby ao longo do caminho!

Instruções

A criação de um perfume caseiro ecologicamente correto é muito simples (perfume image by Andrey Rakhmatullin from Fotolia.com)
  1. Decida que tipo de perfume você gostaria de criar. Esses produtos normalmente contêm 22% de óleos de essências: "Eau de Parfum" possui entre 15% e 22%; "Eau de Toilette" contém de 8% a 15%; "Eau de Cologne" tem apenas 4%. Dependendo do tipo de fragrância, use mais ou menos óleos.

  2. Em seguida, selecione os óleos de essências adequados, que resultarão na fragrância que você deseja criar. Há centenas desses óleos para escolher: bergamota, camomila, cedro, gengibre, toranja, jasmim, lavanda, capim-limão, noz-moscada, laranja, patchouli, hortelã, alecrim, rosa, sândalo, árvore do chá, tomilho e baunilha são alguns exemplos. Visite uma loja local de artesanatos ou uma loja online, para a realização da compra.

  3. Em uma pequena proveta de vidro, adicione algumas gotas de cada um dos seus óleos escolhidos. Adicione um pouco de cada vez e cheire constantemente a mistura, para monitorar como os aromas estão se combinando. Quando considerar que a mistura está perfeita, agite lentamente de três a cinco colheres de chá de álcool, dependendo da quantidade de óleos. Se não conseguir encontrar o álcool bruto, uma vodca será suficiente, mas certifique-se de que seja de teor alcoólico de 100%.

  4. Cubra a mistura de óleo e álcool e deixe descansar em um lugar fresco e seco por 48 horas.

  5. Após as 48 horas, descubra o perfume e adicione um copo de água destilada. Em última análise, a força do perfume dependerá da relação dos óleos aromáticos, álcool e água na mistura final, portanto use seu critério, ao determinar quão forte ou fraca será a fragrância.

  6. Para a criação de um perfume sólido ou como alternativa à utilização de um perfume à base de álcool, reserve a mistura de óleo aromático criada no passo 3. Aqueça 1/2 colher de chá de cera de abelha sobre um bico de Bunsen ou em uma chapa quente e junte-a à mistura de óleo em um pequeno recipiente com tampa, como um uma vasilha velha, uma pequena lata ou potes de batons. Considere adicionar flores esmagadas na mistura, para intensificar a fragrância e adicionar cor e textura ao produto final. Deixe descansar por 10 minutos, até que endureça.

  7. Como outra alternativa livre de álcool, ferva um punhado de flores secas e picadas em água destilada em uma panela de alumínio. Deixe ferver por duas horas, desligue o fogo e deixe a mistura esfriar. Coe através de um pano e despeje em um frasco de perfume para armazenar.

Dicas

  • Guarde o perfume em um lugar fresco e seco.

Aviso

  • Tenha cuidado ao manusear o álcool etílico ou de cereais, além dos perfumes à base de álcool, já que ambos são extremamente inflamáveis.
  • Siga os procedimentos de segurança adequados no laboratório, durante a utilização de um bico de Bunsen.

O que você precisa

  • Óleos de essências
  • Proveta de vidro
  • Álcool etílico desnaturado
  • Água destilada
  • Cera de abelha
  • Flores
  • Recipiente de vidro ou de metal
  • Pano
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article