Perigos oferecidos por secadores de cabelo iônicos

Escrito por lana m. ulrich | Traduzido por vanessa arnaud
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Perigos oferecidos por secadores de cabelo iônicos
Secadores iônicos oferecem os mesmos riscos que os modelos convencionais (Christopher Robbins/Photodisc/Getty Images)

Secadores de cabelo iônicos estão entre os acessórios mais modernos do mercado de beleza. Pesquisas mostram que eles dão brilho aos fios e são capazes de reduzir o frizz (encrespamento dos fios). Entretanto, esses aparelhos oferecem os mesmos riscos que os secadores convencionais.

Outras pessoas estão lendo

Como funciona

Um secador de cabelos convencional emite jatos de ar quente que aceleram a evaporação da água presente nos fios. De maneira similar, um secador iônico libera ar quente, que altera a temperatura do ar e permite que a água passe para o estado de vapor mais rapidamente. No entanto, além do ar quente o secador iônico libera também íons negativamente carregados. Esses íons supostamente se associam a íons positivos presentes nos fios, fazendo com que a cutícula do cabelo se mantenha sedosa e hidratada, de acordo com o site cbsnews.com. Sabe-se também que o secador iônico apresenta a função de eliminar a eletricidade estática que faz com que alguns fios fiquem arrepiados. Além disso, alega-se que proporcionam uma secagem mais rápida, economizando o tempo gasto após o banho. Entretanto, testes comprovaram apenas as vantagens referentes ao brilho conferido aos fios, e não a maior rapidez da secagem, de acordo com o website abcnews.go.com.

Riscos oferecidos pelo uso

Os secadores evoluíram muito ao longo das décadas e as tecnologias se tornaram cada vez mais seguras. Ainda assim, sem os cuidados adequados um secador pode oferecer perigos, e os modelos iônicos não estão isentos dos mesmos riscos. Entre os possíveis perigos estão que os fios se enrosquem na parte posterior do secador, calor excessivo, danos aos fios, choques elétricos e geração de campos eletromagnéticos.

Ventoinha

Os secadores mais modernos vêm equipados com uma grade protetora que cobre as ventoinhas na parte posterior do aparelho. Mesmo assim, quando os cabelos se aproximam muito desse segmento do secador, podem ser sugados e se enroscar. O cabelo puxado provavelmente deverá ser cortado ou arrancado, o que pode ser doloroso e ocasionar o aparecimento de pontas duplas.

Calor

Apesar de os secadores apresentarem um material isolante em toda a sua extensão para prevenir o sobreaquecimento do aparelho, é possível se queimar ao tocar o cano logo após o uso. Os secadores possuem uma tela protetora em sua parte posterior para evitar que crianças insiram os dedos em seu interior e sofram queimadura sérias.

Danos aos cabelos

Todos os secadores, assim como a maioria dos aparelhos térmicos usados para modelar os cabelos, podem causar danos aos fios, como se afirma em um artigo do website cbsnews.com. Os danos, entretanto, são relativos. Utilizar o secador em configurações de temperatura muito elevadas pode queimar significativamente os cabelos e causar pontas duplas. Consequentemente, os fios podem se tornar opacos e adquirir frizz, invalidando os benefícios do modelo iônico.

Choque elétrico

Naturalmente, como qualquer outro aparelho elétrico, os secadores possuem uma advertência referente à possibilidade de choques. Muitos vêm acompanhados de uma proteção à imersão em água para prevenir eletrocussão caso caiam na água. Entretanto, é melhor não confiar nessa proteção e evitar contato com líquidos quando o secador estiver ligado à rede elétrica.

Campo magnético

Por fim, os secadores emitem um campo eletromagnético, ainda que pequeno, assim como alguns barbeadores elétricos. Esse campo pode variar de 200 mG a 400 mG (medida de Gauss, unidade que mensura a intensidade de um campo magnético), de acordo com o site mercola.com. Segundo essa mesma fonte, em trabalhos do Dr. David Carpenter, do Departamento de Saúde Pública da Universidade Estadual de Nova Iorque, cerca de 30% dos cânceres contraídos em idade infantil estão relacionados à exposição a campos magnéticos. Além disso, a agência de proteção ambiental americana (Environmental Protection Agency) avisa que "é preciso se preocupar" e recomenda cuidado. Dr. Mercola recomenda que os secadores não sejam utilizados em crianças, pois pode interferir em seu desenvolvimento. Assim como ao utilizar outros aparelhos potencialmente perigosos, leia sempre as advertências e instruções antes de iniciar a secagem e tome muito cuidado.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível