Perigos dos purificadores de ar de ozônio

Escrito por bradley keist | Traduzido por william texeira
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Perigos dos purificadores de ar de ozônio
A exposição a altas concentrações de ozônio pode ser prejudicial à sua saúde (medicine spray for treating asthma isolated image by dinostock from Fotolia.com)

Purificadores de ar de ozônio são geradores criados para casas e escritórios e projetados para "purificar" o ar. Estes geradores produzem ozônio intencionalmente, uma molécula que os fabricantes afirmam ser seguro para a sua saúde e eficaz em deixar o ar de seu lar e escritório livre da poluição do ar. Enquanto os criadores dessas máquinas referem-se ao ozônio como "ar puro", "oxigênio energizado" ou "super oxigenado", a verdade é que a molécula de ozônio pode ser prejudicial para a sua saúde.

Outras pessoas estão lendo

Riscos para a saúde

Enquanto a molécula de oxigênio, o ar que respiramos, é composta por dois átomos de oxigênio ligados, a molécula de ozônio possui três átomos de oxigênio unidos. O terceiro átomo de oxigênio tem a capacidade de separar-se a partir da molécula de ozônio e reagir com outras substâncias. Essas reações podem causar danos ao corpo humano. Mesmo que o terceiro átomo de oxigênio possa reagir com o ar para se livrar dos poluentes, os subprodutos destas reações também podem ser prejudiciais. Vários riscos para a saúde podem aumentar suas chances de ser prejudicado pela exposição ao ozônio. O óbvio é a duração: quanto mais você está exposto, mais propenso você está a efeitos negativos na saúde. A atividade física na proximidade de um gerador de ozônio também o torna mais suscetível: quanto mais ativo você for, mais ar você respira. Quanto mais ar você respira, mais ozônio você atrai para seu corpo. Aqueles com doenças pulmonares preexistentes, como asma, são mais suscetíveis do que outras pessoas.

Efeitos adversos

Concentrações aumentadas de ozônio também são um risco para a saúde. De acordo com um estudo feito pela Agência de Proteção Ambiental norte americana, purificadores de ar de ozônio podem produzir concentrações de ozônio muito acima dos níveis aceitos pelas diretrizes da saúde. Enquanto a APA designa 80 partes por bilhão como o padrão, os testes demonstraram geradores de ozônio produzindo uma concentração de ozônio de 200 partes por bilhão. Assim sendo, nenhum purificador de ar de ozônio foi oficialmente aprovado por qualquer órgão do governo americano. A exposição excessiva ao ozônio pode causar uma variedade de problemas de saúde. Ele irrita e inflama o revestimento do sistema respiratório, reduzindo assim, a função pulmonar. Aperto no peito, tosse, dor de garganta, dores no peito e falta de ar são todos efeitos adversos. A exposição ao ozônio pode piorar os sintomas de doenças já existentes (ou seja, a asma) e torna os indivíduos mais suscetíveis a infecções respiratórias. Uma superexposição ao ozônio pode causar danos pulmonares permanentes e até a morte para aqueles que já tem a saúde debilitada. Os mais vulneráveis ​​aos efeitos adversos do ozônio são crianças e idosos.

Alternativas saudáveis

Um lema da APA, "bom no alto, ruim nas proximidades", descreve de forma concisa os efeitos do ozônio. Embora seja benéfico na alta atmosfera para filtrar a radiação ultravioleta prejudicial do sol, como descrito acima, a inalação de ozônio pode ser prejudicial para a sua saúde. No entanto, existem várias formas de purificar o ar interior que você respira sem a utilização destes geradores. Em primeiro lugar, controle a fonte de poluentes em sua casa ou escritório. Minimize o uso de produtos que produzem poluentes e pratique uma boa higiene com seu corpo e com o espaço que ocupa. A criação de um sistema de ventilação - que pode ser tão simples como a abertura de uma janela para o exterior - também pode reduzir a concentração de ozônio no interior. Por último, faça uso de outros métodos de purificação de ar menos nocivos. Os filtros de ar, aspiradores de partículas eletrônicos, ionizadores e materiais de absorção de gás são exemplos de produtos de purificação do ar interior.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível