Como fazer uma perspectiva interessante com um ponto de fuga

Escrito por teresa russo | Traduzido por henry alfred bugalho
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Como fazer uma perspectiva interessante com um ponto de fuga
"A Escola de Atenas" foi pintada na Renascença pelo artista Rafael usando uma perspectiva com um ponto de fuga (Photos.com/Photos.com/Getty Images)

Uma perspectiva com um ponto de fuga é um sistema que os artistas usam para criar a ilusão de espaço tridimensional em uma superfície bidimensional como uma tela, um pedaço de papel ou um mural. Eles logram este efeito ao fazer com que linhas converjam em um mesmo ponto (o ponto de fuga) no horizonte e ao diminuir o tamanho de objetos mais distantes. O resultado desejado é que alguém olhando para a pintura terá a ilusão de olhar através de uma janela para um espaço real. Você pode demonstrar isto em sua classe ao fazer com que eles realizem um exercício interativo usando uma câmera, um corredor longo e alguns modelos voluntários.

Nível de dificuldade:
Moderadamente fácil

Outras pessoas estão lendo

O que você precisa?

  • Câmera digital
  • Corredor ou sala longa

Lista completaMinimizar

Instruções

    Usando uma câmera para demonstrar uma perspectiva com um ponto de fuga

  1. 1

    Posicione o estudante fotógrafo no centro da parede no final de um longo corredor ou sala, preferivelmente com portas e janelas.

    Como fazer uma perspectiva interessante com um ponto de fuga
    Esta foto de estudantes em um longo corredor demonstra os princípios da perspectiva com um ponto de fuga (Ryan McVay/Digital Vision/Getty Images)
  2. 2

    Peça a três estudantes para ficarem em pontos diferentes ao longo do corredor -- a uns poucos metros do fotógrafo, no meio do corredor e no final extremo dele.

  3. 3

    Deixe que o visor da câmera seja sua janela para a cena e tire a foto.

  4. 4

    Passe a foto para um computador.

  5. 5

    Projete a foto e peça para a classe perceber como as parede laterais do corredor parecem convergir e como os estudantes na foto parecem diminuir de tamanho quanto mais distante estão da câmera. Perceba que as portas, janelas e outros objetos na foto também parece reduzir na distância.

    Diagramando a perspectiva

  1. 1

    Imprima a foto e dê uma cópia para cada estudante. Dê a eles as seguintes instruções, para demonstrar como um artista poderia diagramar a perspectiva de uma sala em uma tela preta.

    Como fazer uma perspectiva interessante com um ponto de fuga
    Em uma perspectiva com um ponto de fuga, todas as linhas diagonais convergem para se encontrarem em um único ponto (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)
  2. 2

    Desenhe um retângulo ao redor do contorno da parede mais distante na foto.

  3. 3

    Desenhe uma linha diagonal de cada um dos quatro cantos do retângulo para cada um dos quatro cantos da foto.

  4. 4

    Faça uma marca na foto no centro da parede mais distante, por volta do nível do olho do fotógrafo. Este será o ponto de fuga.

  5. 5

    Desenhe uma linha horizontal através das marcas laterais da foto. Esta é a linha do horizonte.

  6. 6

    Desenhe uma linha vertical partindo do ponto de fuga até a parte inferior da foto. Desde a linha vertical, faça uma série de marcas na parte inferior da foto para os cantos esquerdos e direitos. Marque o espaço igualmente.

  7. 7

    Dezenhe linhas diagonais para cada marca na parte inferior da foto para o ponto de fuga.

  8. 8

    Use uma ferramenta de um programa de computador para fazer o diagrama da perspectiva. Como uma alternativa para diagramar no papel, dê a seus estudantes uma cópia digital da foto e faça com que eles diagramem a perspectiva com MS Paint (um programa básico do Windows) ou Preview (um programa básico de MAC OS X). Dê a eles instruções usadas para o diagrama de papel.

  9. 9

    Baixe algumas imagens da internet e discuta com seus alunos como artistas usam a perspectiva de um ponto de fuga em suas pinturas. Alguns bons exemplos são "A Santa Ceia" de Leonardo Da Vinci", "A escola de Atenas" por Rafael e “Senhora diante do virginal com um cavalheiro” de Johannes Vermeer.

Dicas & Advertências

  • Use um régua para diagramar mais facilmente a perspectiva no papel.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível