Conhecimento

O que é pesquisa quantitativa?

Escrito por neil kokemuller Google | Traduzido por ingrid marçal
O que é pesquisa quantitativa?

Questões que não tenham grandes margens de erro ou não são tendenciosas fazem a pesquisa quantitativa mais útil

Jupiterimages/BananaStock/Getty Images

Qualitativa e quantitativa são dois tipos de pesquisas utilizadas por empresas para entender mais sobre os hábitos dos consumidores. A pesquisa quantitativa é aquela em que dados brutos são coletados e analisados por meio de manipulação matemática para possibilitar fazer previsões. Comparações estatísticas e percentagens são métricas numéricas comumente usadas em pesquisas quantitativa.

Outras pessoas estão lendo

Características básicas

Jupiterimages/BananaStock/Getty Images

A pesquisa quantitativa utiliza a coleta de dados para utilizar em fórmulas estatísticas e fazer projeções para o futuro. Ela ajuda companhias no processo de tomada de decisões, o que permite maior assertividade na hora da execução das ações. Todo dado é coletado em formato numérico ou estatístico. De acordo com o psicólogo e pesquisador James Neill, dados quantitativos são mais recomendados para as últimas fases de um projeto ou processo de investigação.

Técnicas

Várias técnicas e formatos de pesquisa quantitativa são comumente usados. As pesquisas são conduzidas seguindo um formato de perguntas e respostas que são feitas pessoalmente, por telefone ou qualquer outro meio de comunicação. Esse tipo de coleta de dados também é chamado de "questionários estruturados". Normalmente, as perguntas são diretas, ou seja, as respostas são curtas e limitadas. Limitando as respostas para simples "Sim" ou "Não" ou oferecendo um questionário de múltipla escolha, torna-se mais fácil coletar dados quantificáveis, o que é contrário aos dados qualitativos em que as perguntas permitem uma ampla variedade de respostas.

Benefícios

Os maiores benefícios da pesquisa quantitativa, se comparado com a qualitativa, são a precisão e a facilidade para analisar resultados. Pesquisas qualitativas requerem avaliações mais subjetivas. Dados quantitativos são capazes de fornecer uma visão mais clara dos resultados; são também mais objetivos, pois os pesquisadores não podem manipular os números ou pontuações quando o estudo é realizado de maneira precisa e sem margens de erro. Com estudos qualitativos, os pesquisadores conseguem trabalhar de maneira mais eficiente com grandes quantidades de dados.

Desvantagens

Ambas as técnicas de pequisa têm seus prós e contras, e é por isso que muitos estudos envolvem os dois tipos. Embora a análise quantitativa seja precisa, ela oferece limitações no que diz respeito a respostas mais completas. Os objetos de pesquisa normalmente têm suas respostas limitadas a determinadas opções. Esse tipo de estudo também é custoso em diversos aspectos, pois é preciso investir tempo para preparar os questionários ou até mesmo contratar firmas especializadas em pesquisas ou dispor de funcionários internos para conduzir as entrevistas.

Não deixe de ver

Comentários

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível

Direitos autorais © 1999-2014 Demand Media, Inc.

O uso deste site constitui plena aceitação dos Termos de Uso e Política de privacidade de eHow. Ad Choices pt-BR

Demand Media