Mais
×

Como dizer se uma pinta negra no rosto é câncer de pele

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

De acordo com a Mayo Clinic, o câncer de pele está crescendo. Existem três tipos dessa doença: carcinoma basocelular, carcinoma de células escamosas e melanoma. O melanoma é o tipo mais sério de câncer de pele, mas se detectado cedo, o tratamento pode ser bem sucedido. As áreas mais prováveis a ter pintas são o couro cabeludo, lábios, orelhas, pescoço, peito, braços, mãos, pernas e o rosto. Os pontos podem aparecer repentinamente ou devagar ao longo do tempo.

Instruções

Manchas nos rosto podem ser câncer de pele (ClickArt by Broderbund)
  1. Conheça os tipos de câncer de pele. O conhecimento é a chave para a saúde. O carcinoma basocelular é uma caroço ceroso ou uma lesão plana com aspecto de cicatriz que pode ser da cor da pele ou marrom. O carcinoma de células escamosas é um nódulo vermelho e firme ou uma lesão escamosa plana. Esses dois tipos de câncer geralmente aparecem nos lábios, orelhas, pescoço, mãos ou braços. O melanoma pode aparecer em qualquer lugar do corpo ou em uma verruga já existente. Possui diferentes formatos e cores, poderia ser de forma grande e marrom com pequenas manchas pretas. Poderia ser uma verruga que muda de cor ou sangra, ou ainda uma lesão com bordas irregulares ou um caroço com formato de cúpula.

  2. Examine o seu rosto regularmente. O câncer de pele mudará ao longo do tempo. Procure por lesões que mudem de cor, formato e tamanho. Sinta o ponto para ver se mudou. Busque por formatos assimétricos. Um lado pode estar levantado e o outro plano. As bordas podem ser imprecisas. Cuidado com as cores múltiplas.

  3. Inspecione todo o seu corpo. O melanoma se espalha, enquanto que o basocelular não e o de células escamosas não é capaz de fazer isso. O melanoma pode aparecer no tronco, cabeça ou pescoço de homens e nas pernas ou braços de mulheres. Procure por aumento rápido de tamanho em poucas semanas.

  4. Fale com o seu médico. Mesmo um ponto pequeno e preto pode ser sério. Ele deve observar qualquer crescimento maior que o tamanho de uma borracha de um lápis. Ele pode dizer instantaneamente se uma pinta é cancerígena. O médico fará uma biópsia para determinar o estágio da doença. Nem todas as mudanças na pele são causadas por câncer e pontos pretos não necessariamente significam isso. É importante procurar o médico para que o tratamento comece imediatamente, se for câncer.

Dicas

  • Proteja sua pele. A maioria dos cânceres de pele são causados pela super exposição ao sol. Use protetor solar mesmo no inverno e dias nublados. Evite o sol durante as horas de pico do dia, entre 10h00 da manhã e 04h00 da tarde.
  • Fique familiarizado com o seu corpo para que esteja atento a pontos novos.

Aviso

  • Nunca adie a visita ao médico quando uma lesão ou ponto aparecer e não desaparecer.
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article