×
Loading ...

Como pintar porcelana ou cerâmica

As tintas, vernizes e bases especiais são usadas para pintar cerâmica e porcelana. Essas tintas vêm em diferentes marcas e estilos, mas suas aplicações são similares. Os corantes diferem das demais porque uma segunda camada de aquecimento não é necessária, sendo usado apenas um revestimento em verniz. Novas tecnologias aplicadas à essas tintas permitem que qualquer pessoa pinte peças de cerâmica e porcelana. Não há necessidade de comprar um forno para aquecimento já que existem lojas de porcelana em praticamente qualquer cidade. Tudo o que precisa fazer é levar a peça à loja para ser aquecida a um baixo custo.

Instruções

Aprenda a pintar cerâmica ou porcelana (sculpture from porcelain image by terex from Fotolia.com)
  1. Limpe a peça de cerâmica ou porcelana ao remover as linhas de junção criadas pelo molde. Remova estas usando uma esponja molhada e uma lixa para cerâmica. Umedeça a linha com a esponja e passe a lixa pela peça de cerâmica. Use-a para limpar a linha raspada. A esponja deve estar apenas úmida senão a cerâmica vai absorver a água e se tornar maleável novamente.

    Loading...
  2. Deixe a peça de cerâmica ou porcelana secar durante a noite.

  3. Escolha as cores de tinta acrílica de cerâmica que quer usar. A maioria dessas tintas para porcelana ou cerâmica não parecem dar resultado até que a peça seja aquecida.

  4. Pinte três camadas de tinta na peça. Use pincéis pequenos (se necessário) para pintar pequenos detalhes e rachaduras. Deixe secar pela noite.

  5. Leve a peça à loja de cerâmicas onde comprou a peça, ou a qualquer outra loja especializada. Eles vão lhe cobrar um preço para aquecê-la. De outra forma, você precisa de um forno para cerâmica, o que é muito mais caro.

  6. Aplique três camadas de verniz depois de a peça ter sido aquecida. Não se preocupe se parecer que está cobrindo o trabalho anterior. Esse efeito muda assim que a camada de verniz for aquecida. Isso apenas acrescenta mais brilho e contraste às cores.

  7. Aqueça a peça de porcelana ou cerâmica novamente. Sua peça está pronta para uso.

    Colorindo

  1. Repita o Passo 1 da Seção 1.

  2. Leve a peça à loja de cerâmica e peça para que seja aquecida antes de limpá-la. Depois disso, terá um acabamento duro como gesso ao invés de um acabamento macio.

  3. Aplique o corante. Depois da primeira camada, verifique se uma segunda é necessária.

  4. Borrife uma camada de acabamento em acrílico e a peça estará completa sem a necessidade de um segundo aquecimento.

Loading...

O que você precisa

  • Esponja
  • Lixa para cerâmica
  • Tinta em acrílico ou verniz para cerâmica e porcelana em cores apropriadas
  • Pincel para cerâmica
  • Corantes para cerâmica em cores apropriadas
  • Gloss acrílico ou acabamento em spray

Referências

Loading ...
Loading ...