on-load-remove-class="default-font">
×
Loading ...

Como fazer uma pintura monocromática com tons de cinza

A pintura monocromática não é mais difícil do que um desenho com grafite. As regras do design bidimensional são as mesmas. De fato, muitos artistas consideram a pintura em branco e preto mais fácil porque a cor é mais uma variável a considerar ao fazer um desenho bem completo e equilibrado; os artistas podem até tentar passar para trabalhos monocromáticos, porque simplifica a experiência de pintar.

Preparo

Selecione o sujeito. Você pode considerar usar uma foto em branco e preto, mas muitas pessoas não têm problemas em converter uma imagem colorida para branco e preto. Considere o tipo de sujeito e qual será a representação dele. Um trabalho com muitos contrastes, com muitos tons claros e escuros, será muito diferente de um quadro com tons mais limitados.

Aproveite o drama de uma imagem em tons intensos de preto, branco e cinza. Busque uma forma de justificar o trabalho em forma monocromática. Não pinte apenas em branco e preto; busque um motivo. Por exemplo, os tons de preto e cinza podem indicar tristeza e desespero. Pintar uma mulher com tons médios a escuros de cinza em um fundo preto pode indicar depressão, angústia ou uma perda.

Escolha uma tinta para usar. Você pode tentar usar diferentes tons de preto, pois alguns ficarão mais cálidos e outros mais frios, ao misturá-los com tinta branca.

Loading...

Pintando

Considere a composição, antes de começar a pintar. Você pode desenhar na tela a posição dos objetos; ao começar a trabalhar, coloque a tinta de maneira rápida e fina e continue de maneira mais lenta e marcada.

Quando a pintura começar a tomar forma, vire a lona de cabeça para baixo e considere a colocação das formas na imagem. Busque erros. Considere as localizações das partes mais escuras e claras. Pergunte-se se o trabalho tem uma composição dinâmica e se está equilibrado. Pergunte-se onde é necessário adicionar mais luz ou sombra para continuar. Ao fazer uma obra monocromática, aproveite a oportunidade para criar drama visual com áreas claras e escuras.

Passos finais

Você pode emoldurar seu trabalho. A moldura clássica para esse tipo de pintura é de cor preta, cinza ou branca; no entanto, se souber onde vai colocar o quadro, segure-o no cômodo e busque uma cor apropriada, para integrá-lo ao resto das coisas.

Loading...

Referências

Loading ...
Loading ...