Pixels quadrados x pixels retangulares

Escrito por elizabeth falwell | Traduzido por leonardo de azevedo prado
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Pixels quadrados x pixels retangulares
As telas de televisores, computadores e outros eletrônicos possuem milhões de pixels bastante pequenos (Hemera Technologies/AbleStock.com/Getty Images)

Os pixels são os blocos de composição de imagem encontrados em televisores de LED, LCD e plasma. Cada um deles cria uma pequena porção de cor, iluminando-a na tela. Quanto mais pixels existirem na tela, maior é a sua resolução. A diferença entre as tecnologias 720 e 1080, é que as telas de 1080 fornecem melhor resolução por possuírem um número maior de pixels. Um conceito conhecido como proporção de tela é que determina se um pixel é quadrado ou retangular.

Outras pessoas estão lendo

Como os pixels funcionam

Os pixels são responsáveis pela produção de cores em telas de eletrônicos. As telas de LCD utilizam cristais líquidos que distribuem-se em posições diferentes dependendo da corrente elétrica que passa por eles. Cada distribuição específica produz uma cor diferente, e é essa combinação ou a ausência dessas cores que faz uma imagem ser exibida na tela. As telas de plasma também utilizam pixels, mas nesse caso, uma correte elétrica passa por moléculas de gás, gerando cores diferentes dependendo do gás e da corrente aplicada.

Pixels quadrados

Os pixels quadrados recebem esse nome devido ao seu formato. Sua proporção é de 1:1, pois eles têm as mesmas medidas de altura e largura. Os pixels quadrados, que são mais modernos do que os retangulares, são utilizados em telas de computador e em televisores de alta definição (HDTV). Esse tipo de pixel é o preferido por tecnologias digitais.

Pixels retangulares

Os pixels retangulares, às vezes chamados de pixels não-quadrados, são os predecessores dos pixels quadrados. Sua proporção não é a mesma encontrada nos pixels quadrados, pois sua largura é o dobro da altura. A proporção mais comum em pixels retangulares é 2:1. Os engenheiros eletrônicos utilizam esse tipo de pixel para desenvolver tecnologias analógicas.

O termo "Pixel Aspect Ratio"

As proporções 1:1 do pixel quadrado e 2:1 do pixel retangular são conhecidas como "Pixel Aspect Ratio" ou pela abreviação PAR, que trabalham próximos a dois tipos de proporção: "display aspect ratio", ou DAR, e "storage aspect ratio", ou SAR. A primeira refere-se à proporção de exibição, e a segunda refere-se à proporção de armazenamento. A fórmula abaixo descreve o relacionamento entre elas:

PAR = DAR/SAR

Por exemplo, se você estiver exibindo uma imagem com resolução 1920 x 1080 para um SAR de 16:9 em um televisor de tela 16:9 (a proporção comum para transmissões digitais de televisão), o resultado será uma relação de 1 para 1, ou 1:1. Isso significa que a imagem está sendo exibida em pixels quadrados. Por outro lado, se você estiver exibindo a mesma imagem em uma tela DAR 4:3, o valor de PAR não será 1:1. Na verdade, esse valor será algo em torno de 2:1, o que significa que estão sendo utilizados pixels retangulares.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível