Como saber se uma placa de vídeo é compatível

Escrito por jennifer claerr | Traduzido por thiago isaias
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Como saber se uma placa de vídeo é compatível
Como saber se uma placa de vídeo é compatível (Thinkstock Images/Comstock/Getty Images)

Instalar uma nova placa de vídeo pode melhorar o desempenho do seu computador significativamente. Também pode permitir o uso de softwares mais novos e avançados. Contudo, seu computador precisa ter certos requerimentos de sistema para aceitar uma placa de vídeo nova. Em muitos casos, a placa pode caber perfeitamente na abertura de expansão, mas pode não funcionar devido a conflitos com o sistema. Você também pode comprar a placa de vídeo apenas para chegar em casa e descobrir que seu computador não tem as entradas e o sistema operacional certos. Pesquisa e planejamento podem ajudá-lo a descobrir se sua nova placa de vídeo é compatível com seu sistema e garantir uma instalação rápida e tranquila.

Nível de dificuldade:
Moderado

Outras pessoas estão lendo

Instruções

  1. 1

    Consulte o manual de usuário do seu computador para verificar as especificações dele. Se você não encontrar o manual, descubra o número do modelo e vá na página do fabricante na internet para baixar uma cópia. Olhe as especificações para ver quais espaços de expansão você possui. Entre os tipos de espaços de expansão para placas de vídeo estão: "Peripheral Component Interconnect" (PCI), "PCI-Express" e "Advanced Graphics Port" (AGP). Tenha certeza de ter pelo menos um dos espaços disponível.

  2. 2

    Escreva as especificações gerais do seu computador. Por exemplo, a velocidade da CPU, a memória RAM, a capacidade do HD, o drive de CD ou DVD, o espaço livre no disco rígido, os tipos de expansão, os tipos de fonte de energia e o sistema operacional. Inclua todas as atualizações instaladas desde que você comprou o computador.

  3. 3

    Visite lojas de eletrônicos ou de informática em busca de placas de vídeo. Leia as especificações da placa e os requerimentos do sistema que estão na caixa. Compare a configuração do seu computador com os requerimentos mínimos de sistema da placa de vídeo. Se possível, procure atingir os requerimentos recomendados, pois isso pode afetar de forma significativa o desempenho da placa.

  4. 4

    Verifique os requerimentos gráficos dos programas que você normalmente utiliza. Veja se o fabricante do software apoia ou recomenda a placa de vídeo. Verifique também se o software possui requerimentos gráficos mínimos. Não esqueça de verificar os requerimentos de quaisquer jogos ou ferramentas de design 3-D que você gostaria de utilizar, pois normalmente eles são altos.

  5. 5

    Tenha certeza de que sua placa de vídeo tem a mesma interface da entrada de expansão da sua placa mãe. Por exemplo, se sua placa mãe tem tanto PCI quanto AGP, você deve comprar uma placa de vídeo com alguma dessas duas interfaces. Entretanto, a AGP é preferível, pois permite que a placa de vídeo opere a velocidades superiores. Você não pode instalar uma placa de interface PCI-Express em uma entrada PCI. Para computadores antigos, tenha certeza de que a placa mãe possua entradas do tipo PCI 2.0. Se tentar instalar uma placa PCI 2.0 em uma entrada PCI 1.0, você falhará.

Dicas & Advertências

  • Mesmo considerando todos esses fatores, a instalação ainda pode dar errado. Guarde o pacote original da placa para o caso de você precisar devolvê-la a loja.
  • Se você tiver dificuldades em determinar a compatibilidade da placa de vídeo, fale com outros usuários de computador em um fórum de discussão sobre placas de vídeo. Eles poderão ajudá-lo.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível