on-load-remove-class="default-font">
×
Loading ...

Como planejar uma casa subterrânea

Atualizado em 17 abril, 2017

Uma casa subterrânea oferece vantagens significativas em relação a uma casa convencional acima do solo. Ela não requer ar-condicionado e é muito barato para aquecer. Além disso, ela é, em grande parte, à prova de fogo e possui isolamento acústico natural e eficaz contra o ruído exterior. Outra vantagem é que você nunca tem que trocar as telhas (embora você tenha de aparar, dependendo do que você planta em cima). No entanto, como casas subterrâneas são pouco convencionais, cada uma deve ser customizada, e certos aspectos da construção podem ser mais difíceis e caros do que nas outras. Portanto, se você quiser construir uma, é necessário uma grande quantidade de pesquisa e planejamento.

Instruções

Engenheiros com experiência com casas subterrâneas podem precavê-lo de possíveis inconvenientes (Digital Vision./Photodisc/Getty Images)
  1. Escolha um local apropriado. Um dos estilos mais comum e bem sucedido é o construído em um morro ou encosta. Isso permite que a parte dianteira da casa seja exposta ao exterior e coberta com janelas. Os lados das montanhas são uma escolha popular para este estilo de casa. Se você pretende construir em terreno plano, o estilo pátio aberto é mais apropriado, o qual envolve a construção da casa do lado de fora de um pátio que é aberto para o céu, resultando em uma estrutura parecida com um claustro.

    Loading...
  2. Considere o terreno. É muito importante que o terreno não esteja em um plano de inundação e que seja bem drenado. Ele também não pode ser extremamente rochoso. Caso contrário, será necessário explodir para cavar o buraco em que sua casa vai ser construída.

  3. Certifique-se de que há uma boa estrada de acesso à sua propriedade e de que os equipamentos de construção podem acessar facilmente o local. Isto é particularmente preocupante se o seu terreno for em uma encosta íngreme.

  4. Decida sobre os materiais básicos que você vai usar para o chão, as paredes e o telhado de sua casa. Derramado, concreto reforçado com aço é uma opção eficaz e duradoura. Uma membrana líquida impermeabilizadora deve ser aplicada nas paredes exteriores da casa antes de serem cobertas com terra. Isso vai evitar que a água vaze através das paredes de sua casa.

  5. Despeje o concreto durante os meses em que não seja inverno. Se a temperatura ficar abaixo de zero, antes que ele esteja seco, haverá grandes problemas. Insista para que o acelerador NÃO seja usado no concreto, posto que ele pode corroer os vergalhões de aço.

  6. Inclua em seu projeto uma maneira de colocar a fiação elétrica, linhas de água, dutos de ventilação e claraboias. Ao contrário de uma casa convencional, é difícil ou impossível deixar esses detalhes para mais tarde e fazer furos nas paredes, uma vez que a casa vai estar debaixo da terra.

  7. Contrate empreiteiros com experiência em casas subterrâneas para que eles compreendam os problemas específicos envolvidos. Tome um cuidado especial para coordenar o trabalho de seus contratantes para que as tarefas sejam realizadas em uma ordem que não impeça a realização de outras necessárias.

  8. Drene o chão completamente antes de derramar concreto. É preciso que haja uma base de 10 a 15 centímetros de cascalho, seguido por uma barreira de vapor, sob o concreto. Use 1,500 kg de mistura de concreto reforçado com malha de aço.

  9. Certifique-se de que as estruturas são fortes o suficiente para manter o concreto. Elas devem ser bem projetadas por um engenheiro, pois se falharem, você pode perder todo o seu investimento.

  10. Plante grama o mais rápido possível depois de colocar terra no telhado para evitar a erosão. Também planeje para que o seu telhado tenha uma drenagem adequada para que a água não se acumule.

Loading...

Dicas

  • Se você construir claraboias, tenha uma maneira de fechá-las durante a noite para sua privacidade, uma vez que qualquer um pode andar sobre o seu telhado à noite.

Aviso

  • Claraboias devem ser fortes o suficiente para suportar o peso de um homem adulto. Animais e crianças podem subir nelas. Também deve haver uma barreira na frente do telhado, de modo que ninguém possa cair.
  • Há algumas preocupações de que o gás radônio possa atingir níveis perigosos em algumas casas subterrâneas.
Loading ...
Loading ...