Plano de aula com pipas para alunos do jardim de infância

Escrito por miska rynsburger | Traduzido por saryne cruz
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Plano de aula com pipas para alunos do jardim de infância
Pipas podem ser usadas para estudar várias facetas da arte (Polka Dot Images/Polka Dot/Getty Images)

Assistir uma pipa dançar livremente ao vento inspira pensamentos criativos e impressões em quase todos que param para observá-la. Um plano de aula sobre pipas permite aos alunos do jardim de infância a oportunidade de explorar as várias facetas da arte, enquanto aprendem sobre pipas. Abrangendo poesia, movimento e desenho, o tema motiva as crianças a desenvolverem interesse artístico e se engajarem inteiramente no aprendizado. Vários alunos no jardim de infância ainda são imunes às inibições e a consciência de si mesmos. Permita aos alunos se expressarem livremente no estudo artístico das pipas.

Outras pessoas estão lendo

Desenhando

Pipas são comumente feitas de duas partes que refletem uma a outra com um eixo central, um desenho conhecido como simetria. Dê aos alunos um papel em branco e corte-o na forma de pipas. Instrua-as a desenharem uma linha de eixo no meio do formato da pipa. Usando giz de cera, marcadores e tintas, os alunos podem criar um desenho em uma metade da pipa, refletindo o padrão na outra metade.

Plano de aula com pipas para alunos do jardim de infância
A maioria das pipas oferecem um exemplo de simetria (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)

Literatura

Pipas têm inspirado vários poetas a escreverem sobre a sensação mágica de flutuar na brisa. Leia vários poemas escritos sobre pipas e peça aos alunos para criarem uma imagem em suas mentes sobre o que leram. Criar uma imagem mental é uma habilidade fundamental de pré-leitura.

Movimento

Leve os alunos do jardim para um ambiente externo, na natureza, para explorar a arte do movimento. Michael Brody, da Universidade de Montana, EUA, diz que o impacto de aprender na natureza "tem vantagens como nutrir a curiosidade, aumentar motivações e atitudes, engajar a audiência através da participação e interação social". Toque músicas enérgicas como "Primavera" de Vivaldi. Diga aos estudantes para ouvirem a música e estenderem os braços para sentir a brisa. Mostre aos alunos como se mover como pipas durante a música: girando, nas pontas dos pés e abaixando-se até o chão. Encoraje cada aluno a se mover pela grama, sentir o vento e dançar como pipas ao vento.

Plano de aula com pipas para alunos do jardim de infância
Alunos do jardim de infância escutam a música e giram ao vento (Jupiterimages/Comstock/Getty Images)

Escultura

Um objetivo primário para os alunos do jardim é identificar e fazer formas. Dê a cada um deles massa de modelar, uma variedade de cortador de biscoitos e um pedaço de corda. Permita aos alunos explorarem desenhando pipas de diferentes formas. Instrua-os a achatarem a massa e passarem um rolo enquanto empurram o cortador na massa, criando o formato da pipa. Usando a imaginação, eles devem segurar a pipa no ar e imaginar uma forma particular balançando ao vento. Dê aos alunos tempo para explorarem uma variedade de formas de pipas.

Plano de aula com pipas para alunos do jardim de infância
Usando massa de modelar, os alunos podem explorar a feitura de pipas em várias formas (Jupiterimages/Polka Dot/Getty Images)

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível