Planos de Atividades para ensinar crianças sobre nutrição

Escrito por brenda barron Google | Traduzido por ana luisa takahashi
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Planos de Atividades para ensinar crianças sobre nutrição
Ensine as crianças sobre nutrição utilizando de atividades (Jupiterimages/Comstock/Getty Images)

Para assegurar que uma criança cresça apreciando uma nutrição apropriada, estabeleça as bases por uma alimentação correta em uma idade precoce. Faça a aprendizagem sobre a nutrição algo divertido e excitante e atividades ajudam nisso.

Outras pessoas estão lendo

Frutas de Vegetais

Ajudar as crianças a entender a diferença entre frutas e vegetais pode ser um modo divertido de introduzir a alimentação para a classe. Traga algumas frutas e vegetais e coloque-os em uma cesta no meio da turma. Explique que a diferença principal entre os dois é como eles crescem. As frutas são encontradas em árvores e videiras, e vegetais no chão. Entregue uma fruta ou um vegetal para cada aluno e peça pra que ele imitar como as plantas crescem para o que ele tiver em mão. Mesmo que seja ficando alto como uma árvore, torcido como uma videira ou sentado no chão, como um vegetal. Ajude os estudantes a fazerem a escolha certa e deixe que eles corrijam um ao outro, se possível. Quando acabar a atividade, corte a comida e passe adiante. Esteja ciente das alergias alimentares antes de deixar as crianças comerem ou manipularem os pedaços.

Pirâmide alimentícia

Quando você ensinar sobre nutrição e alimentação saudável para a classe, uma das coisas que os alunos devem se familiarizar é com a pirâmide alimentícia. Grude um triangulo grande na parede com as seções apropriadas marcadas para cada grupo alimentício. Diga para a sala um pouco de cada seção e os tipos de comida encontradas nelas. Enquanto estiver descrevendo um grupo, segure fotos da comida que você poderá encontrar nele. Quando terminar a seção, faça com que a classe grude a foto na categoria. Assim que a turma tiver uma ideia da pirâmide alimentar, faça pequenos triângulos e imagens de comida e peça a eles que as colem no grupo certo. Você poderá precisar andar pela sala para ajudar a direcionar o local correto. Colete o projeto e pendure na parede como referência para os alunos.

Colagem de alimentos saudáveis

Deixe que a turma explore o mundo das comidas e escolhas saudáveis a partir de uma colagem de alimentos. Distribua revistas com variedades de comidas ruins e saudáveis. Dê a cada aluno um cartaz de 20 x 25 cm para que façam suas colagens. Faça com que os alunos cortem os dois tipos de comida e colem as imagens de alimentos saudáveis de um lado e as não saudáveis do outro. Ande pela sala para ajudá-los a acertarem o lugar certo das diferentes imagens.

Escolha de jantar

Ajude os alunos a entenderem como eles comem e o que eles querem fazer para mudar seus hábitos alimentares pobres. Peça para que a classe escreva o que jantarem e para trazerem no dia seguinte. Depois disso, desenhe um círculo grande no quadro para representar um prato. Faça com que a classe nomeie as comidas que tiveram e liste-os no quadro, próximo ao círculo. Depois que você tiver todas as comidas, faça com que a classe divida os alimentos em grupos alimentícios. Assim que eles terminarem, corte o círculo em um gráfico de pizza para ver se a classe, no geral, está seguindo a pirâmide alimentar corretamente durante o jantar.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível