Planos de aula para o quarto ano usando as fábulas de Esopo

Escrito por bridgette redman | Traduzido por liana fernandes
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
Planos de aula para o quarto ano usando as fábulas de Esopo
Esopo usava os animais e a natureza para ensinar moral e ética (Photos.com/Photos.com/Getty Images)

As fábulas de Esopo sobreviveram aos séculos por causa das muitas lições que ensinam, ao mesmo tempo em que entretêm. Com histórias simples e morais sólidas, as fábulas ilustram ética, caráter e liderança. Usando essas clássicas histórias literárias, professoras de quarto ano encontrarão uma verdadeira riqueza de possibilidades para envolver seus alunos em um aprendizado prático.

Outras pessoas estão lendo

Teatro

As fábulas de Esopo eram transmitidas oralmente, sendo ideais para peças curtas
As fábulas de Esopo eram transmitidas oralmente, sendo ideais para peças curtas (Ryan McVay/Lifesize/Getty Images)

As fábulas de Esopo são muito adequadas para peças curtas, que são fáceis de memorizar para alunos de quarto ano. Escolha diversas fábulas que tenham ação. Alguns exemplos incluem "O vento norte e o sol", "O feixe de varas" ou "A raposa e o corvo". Divida os alunos baseando-se no número de personagens em cada fábula. Designe uma fábula para cada grupo e peça que cada um crie uma peça teatral curta baseada na história. Dê um dia para os alunos memorizarem suas falas e ensaiarem e então deixe que cada grupo apresente sua fábula para o resto da turma. Você também pode encorajá-los a criar fantasias e objetos para a apresentação. Pense em perguntar a professoras do jardim de infância se os seus alunos podem se apresentar para as turmas mais novas.

Escrita

Escrever as próprias fábulas ajuda os alunos a compreenderem a construção literária
Escrever as próprias fábulas ajuda os alunos a compreenderem a construção literária (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)

Explique aos alunos como as fábulas são construídas. Chame atenção para o fato de que elas dão voz e características humanas a animais e terminam com uma moral. Peça aos alunos que escrevam suas próprias fábulas, usando animais como personagens e encerrando-as com uma moral. Ao terminarem, peça que cada um leia sua fábula para o resto da turma ou que cole nas paredes para que os outros leiam.

Ciências

Use as fábulas como ponto de partida para lições de biologia e zoologia
Use as fábulas como ponto de partida para lições de biologia e zoologia (Jupiterimages/Goodshoot/Getty Images)

Divida os alunos em grupos pequenos. Peça que cada grupo escolha um dos animais das fábulas de Esopo e que faça uma lista de todas as histórias nas quais esse animal está presente. Por exemplo, cobras aparecem em "O homem e a cobra", "O homem pobre e a cobra" e "A serpente e a águia". Peça às crianças que façam uma lista das afirmações feitas nas fábulas sobre os animais, e que então criem uma tabela com esses dados e pesquisem quais afirmações são verdadeiras sobre o animal de verdade. Peça que criem um diorama que combine o habitat real do animal com a história da fábula de Esopo.

Literatura e leitura

Compartilhar experiências pode tornar a leitura mais agradável e envolvente
Compartilhar experiências pode tornar a leitura mais agradável e envolvente (Photos.com/Photos.com/Getty Images)

Deixe os alunos lerem individualmente diversas fábulas de Esopo. Então, peça que criem uma tabela que mostre qual foi a fábula de que mais gostaram, a de que menos gostaram, o que as histórias tinham em comum e o que tinham de diferente. Divida os alunos em grupos pequenos e peça que cada um compartilhe com os outros o que mais gostou nas fábulas e os detalhes de sua favorita.

Música

Transforme os alunos em compositores criando canções sobre as fábulas de Esopo
Transforme os alunos em compositores criando canções sobre as fábulas de Esopo (Jupiterimages/Polka Dot/Getty Images)

Divida os alunos em grupos de três a cinco crianças. Designe uma ou duas fábulas para cada grupo. Diga aos alunos que componham uma canção que conte a história da fábula. Não os deixe esquecer que cada canção deve ter uma estrofe e um refrão. Permita às crianças criarem seus próprios instrumentos com papel pardo e outros materiais de aula. Deixe cada grupo apresentar sua canção para o resto da turma.

Artes visuais

Deixe os alunos explorarem diferentes formas de contar uma história usando artes visuais
Deixe os alunos explorarem diferentes formas de contar uma história usando artes visuais (Comstock Images/Comstock/Getty Images)

Ponha os nomes de diversas fábulas em pedaços de papel e coloque-os em um pote ou chapéu. Peça que cada aluno retire uma fábula e que escolha entre criar uma escultura de argila, um diorama, uma pintura ou um conjunto de fantoches que conte a história da fábula.

Matemática

Planos de aula para o quarto ano usando as fábulas de Esopo
Recriar "O corvo e o jarro" permite aos alunos medirem, subtraírem e fazerem estimativas (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)

Leia a fábula "O corvo e o jarro" para a turma. Cubra as mesas com toalhas laváveis. Dê a cada aluno um vaso pequeno, copos de medir e pedrinhas. Discuta com as crianças se elas acham que a estratégia do corvo realmente funcionaria e peça a elas que a testem. Antes de começar o teste, peça para que estimem quantas pedras serão necessárias para fazer o nível da água subir até um determinado nível. Os alunos devem registrar sua estimativa no papel. Diga aos alunos para medirem a quantidade de água que será derramada no vaso para que todos fiquem com o mesmo nível de água. Deixe que ponham as pedras dentro do vaso, contando à medida em que as colocam. Quando todos terminarem, peça que registrem quantas pedras foram necessárias para que o nível de água subisse. Calcule a diferença entre a estimativa dos alunos e a quantidade real.

Habilidades práticas

Planos de aula para o quarto ano usando as fábulas de Esopo
Pergunte aos alunos se preferem ser uma cigarra ou uma formiga (Jeffrey Hamilton/Lifesize/Getty Images)

Leia "A cigarra e a formiga". Converse sobre a diferença entre obter algo necessário imediatamente ou guardar para o futuro. Peça aos alunos que compartilhem histórias de quando precisaram economizar para algo que queriam. Dê a cada aluno notas de mentira de R$ 20 e diga que a cada semana receberão outros R$ 20 e mais R$ 2 para cada R$ 20 que economizarem. Cada semana, ofereça prêmios que os alunos poderão comprar com seu dinheiro de mentira. Os prêmios podem incluir privilégios, como um dia a mais para entregar o dever de casa ou a chance de escolher um jogo durante o recreio. Após alguns meses, leia a fábula novamente e peça que os alunos contem quanto dinheiro economizaram. Dê uma recompensa especial para os cinco alunos que mais economizaram, como um "bufê de pipocas" ou algum outro prêmio. Discuta as consequências de economizar e gastar.

Educação física

Leia "A tartaruga e a lebre" para a turma. Faça uma atividade com diversos tipos de corridas de revezamento, como empurrar um ovo com o nariz por uma superfície plana, criar uma corrida de obstáculos para ser feita de costas ou uma corrida de carrinhos de mão. Divida os alunos em times e faça as corridas de revezamento. Depois, converse sobre que habilidades foram necessárias para vencer cada corrida. Algumas podem exigir equilíbrio, outras velocidade e outras resistência.

Não deixe de ver

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível

Direitos autorais © 1999-2016 Demand Media, Inc.

O uso deste site constitui plena aceitação dos Termos de Uso e Política de privacidade de eHow. Ad Choices pt-BR

Demand Media