on-load-remove-class="default-font">
×
Loading ...

Planos de aulas sobre vegetais e atividades

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

Ensinar às crianças sobre vegetais e alimentação saudável é muito importante, principalmente atualmente, quando tantas pessoas estão acima do peso e do estilo de vida dos fast foods. É especialmente fundamental para crianças que vivem nas grandes cidades e podem não ter a chance de ver vegetais crescendo no solo, para que entendam de onde eles vêm. Algumas ideias ensinam as crianças como reconhecer diferentes vegetais, de onde eles vêm e como podem ser utilizados em arte e artesanato.

Ensinar às crianças sobre vegetais pode ajudá-los a entender sobre a alimentação saudável (Jupiterimages/Brand X Pictures/Getty Images)

Sabor e reconhecimento

Organize uma grande gama de diferentes vegetais, tanto crus quanto cozidos, para uma festa de experimentação. Peça para os alunos descreverem a textura e a aparência de cada vegetal, pergunte se eles gostaram, se eles preferiram cru ou cozido e transfira os resultados para um grande quadro. Os alunos poderão ver quais são os vegetais mais populares.

Loading...
Essa atividade pode apresentar para as crianças vegetais que eles nunca tinham experimentado antes (George Doyle/Stockbyte/Getty Images)

Aipo colorido

Pegue dois copos plásticos e encha um deles com água e corante alimentício vermelho e o outro, com água e corante alimentício azul. Corte um pedaço de aipo com folhas abaixo do centro, para que a parte de baixo fique dividida em duas e cada uma fique em um copo. Confira o aipo depois de uma hora, e depois no dia seguinte. Os alunos verão que as folhas de um lado do aipo estarão azuis e a outra metade estará vermelha. Explique para os alunos como a água viaja através do caule até as folhas.

O aipo pode ser utilizado para ilustrar como a água viaja pela planta (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)

Discussão

Peça para que os alunos digam todos os vegetais que eles conhecem e escreva-os em uma lista no quadro negro. Trabalhe sobre a lista, perguntando as mesmas questões sobre cada vegetal. Pergunte como onde o vegetal cresce, quais animais se alimentam dele, se o vegetal deve ser servido cru ou cozido e quanto de cada vegetal deve ser servido. Por exemplo: você serviria uma vagem e 50 batatas ou o contrário?

Pergunte para os alunos sobre tamanhos de porções para cada vegetal (D. Anschutz/Digital Vision/Getty Images)

Carimbos de vegetais

Corte uma seleção de vegetais em metades e dê uma para cada aluno. Eles poderão criar uma obra de arte mergulhando os vegetais em tinta e pressionando-os sobre o papel. Para uma pintura mais avançada de vegetais, desenhe um padrão no lado liso do vegetal cortado ao meio e corte-o para fazer um carimbo.

Vegetais como batatas são perfeitos para fazer carimbos (Comstock Images/Comstock/Getty Images)

Colagem de vegetais

Entregue para os alunos uma seleção de revistas contendo imagens de vegetais. Eles poderão cortar essas imagens e colá-las em um grande pedaço de papel para criar uma colagem de vegetais. O resultado final pode ser etiquetado, e uma pequena descrição de cada vegetal pode ser adicionada a ele.

Encorage os alunos a escolher imagens com cores chamativas (Jupiterimages/Creatas/Getty Images)
Loading...

Referências

Loading ...
Loading ...