Mais
×

Como plantar azevém para produzir feno

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

O azevém é uma gramínea excelente para a produção de feno que, além de ser resistente, é muito apreciado pelos animais. À primeira vista, pode parecer que o plantio das mudas requer muito tempo e esforço, mas, como o azevém é tão resistente, ele praticamente não necessita de manutenção para se manter saudável.

Instruções

Azevém (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)
  1. Prepare seu solo usando um motocultivador para descompactá-lo. Isso é importante porque as sementes precisam ser capazes de penetrar a superfície do solo, e não simplesmente ficarem sobre ele. Se elas não conseguirem alcançar as camadas inferiores, existe uma grande possibilidade de elas serem levadas pelo vento ou consumidas por animais.

  2. Encha completamente o distribuidor de fertilizante. Para a produção de feno, quanto mais sementes atingirem o solo, melhor. Para cada 100 m², cerca de 2,5 a 5 kg de sementes devem ser utilizados. O uso de um distribuidor é benéfico porque ele espalha as sementes uniformemente em todo o terreno.

  3. Opere o distribuidor em um ritmo normal, passando por cima dos rastros do motocultivador para garantir que todas as áreas sejam incluídas. Regue as sementes com água suficiente para apenas deixar o solo úmido, considerando que o excesso de água remove as sementes da terra.

  4. Regue as sementes regularmente até elas germinarem. Após a germinação, você pode começar a regar a grama uma vez por semana. Corte o azevém bem no início de seu ciclo de crescimento e você será recompensado com uma fonte de feno abundante.

Dicas

  • A melhor época para plantar o azevém é no início do outono.
  • A sobressemeadura é muito eficaz para os gramados, mas para a produção de feno, ela não é recomendada, pois resultará em outras gramíneas misturadas no feno.

O que você precisa

  • Motocultivador
  • Azevém
  • Distribuidor de fertilizante
  • Água
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article