Mais
×

Como plantar grama jiggs

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

A grama jiggs é uma variedade híbrida relativamente nova da grama-bermuda, desenvolvida no Texas para tolerar más condições de solo ou de drenagem. Tem rápido crescimento e é usada tanto para gramados decorativos quanto para feno -- embora seja menos nutritiva do que outros híbridos de grama-bermuda. Ela pode ser plantada facilmente com raízes, estolões, mudas ou colocada em forma de relva. Suas sementes são estéreis, portanto, ela não pode crescer a partir delas.

Instruções

Um gramado de grama jiggs madura (USDA-NRCS PLANTS Database)
  1. Crie uma camada firme e úmida de solo de qualidade livre de raízes, ervas daninhas e pedras; assegure-se de que a camada seja firme mas não muito compacta, senão as raízes terão dificuldades em se estabelecer. Use um fertilizante líquido 10-34-0 e acrescente quaisquer aditivos para gerar níveis ligeiramente elevados de fósforo e potássio.

  2. Plante raízes ou mudas de grama jiggs a partir do final do inverno; enterre todo o rizoma a uma profundidade entre 3,81 cm e 6,35 cm, com uma extremidade mais profunda e a outra quase chegando à superfície. Regue bem os rizomas.

  3. Plante os estolões da grama jiggs em um solo de profundidade entre 1,90 cm e 2,5 cm, entre o final da primavera e o início do outono. Regue gentilmente para não descobrir os estolões.

  4. Cave buracos pequenos usando uma pá de mão ou faça sulcos com uma enxada e plante moitas de grama jiggs madura, entre o fim da primavera e início do outono, e regue-as.

  5. Coloque a relva de grama jiggs sobre um solo firme e úmido, comprimindo bem as extremidades para impedir a secagem. Pise a relva ou pressione-a firmemente no lugar para conectá-la. Por fim, regue-a.

  6. Para favorecer o desenvolvimento das raízes no novo local, monitore cuidadosamente e regue todo o plantio segundo um horário consistente e adequado ao clima e níveis de umidade do solo durante pelo menos um mês.

Dicas

  • Fertilize a grama jiggs uma vez ao ano com um fertilizante à base de nitrogênio.

Aviso

  • Quando transplantar mudas de grama-bermuda, mantenha-as úmidas e frias. Entre dez e 16 horas antes de plantar mudas coletadas há mais de um dia, encharque-as em água morna ou fria.
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article