Quando plantar uma muda de batata-doce em viveiro

Escrito por elizabeth layne | Traduzido por angela spada
Quando plantar uma muda de batata-doce em viveiro

As batatatas-doces necessitam de uma longa estação de cultivo

Ablestock.com/AbleStock.com/Getty Images

Nativa das Américas Central e do Sul, a batata-doce (Ipomoea batatas) é um vegetal de clima quente altamente nutritivo, que requer uma longa estação de cultivo. Relacionada à ipomeia, da família Convolvulaceae, seu cultivo é perene ou anual. Em países onde a planta não é nativa, como os Estados Unidos, ela é plantada na primavera através dos seus seus "rebentos", pequenos brotos de sua trepadeira que desenvolvem-se dos "olhos" da batata, e não das mudas.

Outras pessoas estão lendo

Produzindo rebentos em viveiro

Para produzir os rebentos, coloque as batatas em um viveiro por aproximadamente um mês antes que as temperaturas durante a noite cheguem a mais de 15,5 ºC. Compre batatas-doces de um estoque de sementes certificado de um centro de horticultura -- elas produzirão um máximo de rebentos, terão menos doenças e a produção será mais uniforme em termos de tamanho e qualidade -- ou use uma variedade encontrada em um supermercado. Lave as batatas adquiridas em um mercado para remover os produtos químicos antibrotamento. As próprias batatas-doces são raízes de armazenamento, portanto novos brotos se desenvolverão ao longo de uma batata inteira. Cubra as batatas com areia úmida e mantenha os viveiros a temperaturas de 23,5 a 26,5 ºC. Quando os rebentos atingirem de 10 a 15 cm de comprimento, remova-os com uma torcedura e um puxão. Plante-os na terra após a última geada ou coloque-os em um jarro d'água para retardar o plantio em alguns dias.

Produzindo rebentos em áreas externas

Para produzir rebentos em áreas externas, plante as batatas em viveiros, quando a temperatura do solo atingir 15,5 ºC, de acordo com a Extensão da Universidade de Missouri. Mergulhe as batatas em um fungicida para prevenir doenças e plante-as em um local bem drenado. Coloque-as em uma só camada de 5 a 10 cm de largura e cubra-as com aproximadamente 5 cm de terra. Adicione um fertilizante granular de uso geral até o alto do canteiro e cubra com um plástico transparente ou preto, fazendo nele pequenos furos para aeração. Quando as batatas brotarem a cerca de 2,5 cm, retire o plástico. Corte os rebentos 2,5 cm acima do nível do solo, quando atingirem de 30 a 37,5 cm de altura; não arranque-os, pois isto pode transmitir doenças da terra. Plante-os na horta depois da última geada. A Extensão da Universidade do Missouri recomenda que destruir o canteiro após a colheita dos rebentos.

Plantando os rebentos

Os rebentos não possuem raízes quando arrancados da raiz-mãe e devem ser mantidos bem regados para promover o desenvolvimento de raízes. No entanto, não mantenha a terra constantemente úmida, pois isso pode fazer com que doenças se desenvolvam. Plante rebentos a uma profundidade 7,5 a 10 cm -- não importa o lado que está para cima -- a uma distância de pelo menos 30 cm, em fileiras a espaços de 1 metro. As batatas-doces preferem terras leves e arenosas, mas também vicejam em solos com alto conteúdo de argila. Plante os rebentos em sulcos para permitir o rápido aquecimento da terra, melhorar a drenagem e ajudar as raízes a crescer. Adube a superfície lateral usando a proporção de três colheres de sopa de fertilizante NPK 10-10-10 (nitrogênio, fósforo, potássio) por cada três metros, uma ou duas vezes durante a estação de crescimento, como recomenda a Extensão da Universidade de Maryland. Para a adubação da superfície lateral, aplique fertilizante à terra em torno da planta, a pelo menos 15 a 20 cm do caule. Para melhor produção e qualidade, forneça 2,5 cm de água semanalmente.

Colheita

Geralmente as batatas-doces amadurecem em de 85 a 120 dias. Colha-as quando atingirem o tamanho para serem consumidas e antes de uma geada. Suas folhas também podem amarelecer levemente quando estiverem prontas para a colheita. Corte as trepadeiras para facilitar o acesso às batatas quando escavá-las. Em seguida, cure-as para fechar feridas da casca e aumentar sua duração, depositando-as em um lugar com temperatura de 26,5 a 29 ºC por de quatro a sete dias.

Não deixe de ver

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível

Direitos autorais © 1999-2014 Demand Media, Inc.

O uso deste site constitui plena aceitação dos Termos de Uso e Política de privacidade de eHow. Ad Choices pt-BR

Demand Media