×
Loading ...

Como plantar pepino em vasos de jardim

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

As plantas tradicionais de pepinos crescem em longas vinhas que produzem flores amarelas brilhantes sob folhas verdes. Uma vez que são polinizadas por abelhas e outros insetos voadores, as flores deixam cair suas pétalas e os frutos começam a inchar-se na videira. Essas plantas de grande abrangência se alastram para cobrir áreas de 2,5 a 3 m. As variedades de arbustos produzem flores e frutificam em plantas compactas que produzem vinhas baixas de 60 cm. Os pepinos podem ser cultivados em recipientes, onde produzem frutos abundantes em pouco espaço.

Instruções

Os pepinos frescos são crocantes e doces (green small cucumbers image by Maria Brzostowska from Fotolia.com)
  1. Misture partes iguais de turfa, solo de envasamento comercial e vermiculita ou perlita em um balde grande ou outro recipiente para fazer uma mistura de solo leve.

    Loading...
  2. Encha um vaso até cerca de 5 a 10 cm da borda com a mistura do solo. Os pepinos precisam de um vaso que tenha pelo menos 30 a 35 cm de diâmetro e 30 cm de profundidade para uma planta. Uma metade de barril de uísque ou outro vaso de porte semelhante oferece o espaço suficiente para duas ou três plantas de pepino.

  3. Adicione fertilizante 5-10-10, seguindo a dose de aplicação recomendada na embalagem, e misture bem com a mistura de solo.

  4. Faça um buraco no solo que seja do dobro do tamanho da raiz de suas plantas de pepino. Coloque a planta na terra e preencha ao redor das raízes com o solo. Pressione a fim de fixar a planta.

  5. Regue completamente até a água escoar pelo fundo do vaso. As plantas cultivadas em recipientes secam rapidamente e podem necessitar de uma rega diária, dependendo do clima e do tamanho da planta e do pote. Verifique o solo diariamente para ver se há sinais de secagem e regue para manter a umidade da terra.

  6. Aplique fertilizantes solúveis em água projetados para hortaliças quando os pepinos começarem a brotar seus frutos e florescerem. Siga a dose de aplicação recomendada na embalagem.

  7. Colha os pepinos quando eles estiverem com 10 a 18 cm de comprimento. Mantenha a coleta de pepinos para incentivar o aumento da produção.

Loading...

Dicas

  • Escolha uma variedade de pepino de arbusto para o cultivo em recipiente. Compre as mudas em soltas ou em potes individuais em sua estufa local ou viveiro de plantas no final da primavera ou início do verão.

O que você precisa

  • Mudas de pepino (do tipo arbusto)
  • Vaso de planta ou recipiente
  • Solo de envasamento
  • Turfa
  • Perlita ou vermiculita
  • Fertilizante 5-10-10
  • Fertilizante solúvel em água

Referências

Recursos

Loading ...
Loading ...