Plantas domésticas com folhas coloridas

Escrito por christina ash | Traduzido por ronaldo moretti
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
 Plantas domésticas com folhas coloridas
As folhas coloridas dão um toque de cor à planta (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)

As plantas domésticas com folhas coloridas acrescentam cor e textura à decoração interna de uma casa. Os padrões nessas folhas variam de pontos e manchas a listras e surgem em cores como vermelho, rosa, branco e bronze. Você pode selecionar e agrupar suas plantas coloridas de acordo com a forma da folha para obter um maior impacto visual.

Outras pessoas estão lendo

Folhas estreitas

O nativo, ou peregum, cresce cerca de 2 m de altura e tem folhas compridas como um cinto. As folhas verdes são geralmente coloridas com listras vermelhas ou brancas, e o nativo tricolor tem listras de ambas as cores. As folhas de bromélias corais são geralmente verdes com listras verde-pálido no centro. No entanto, as folhas no centro da planta ficam vermelhas brilhantes quando ela inicia a floração. A bromélia espada-de-fogo tem folhas rígidas, verdes com marrom, formando um copo no centro da planta. A partir desse copo cresce um pico alto, vermelho brilhante, com pequenas flores amarelas.

Folhas de pequenas e médias

Agrupe plantas de folhas pequenas e médias para obter um impacto maior. A Ficus benjamina tem folhas verdes manchadas com branco. Essa planta de crescimento lento atinge 3 m de altura. Molhe-a diariamente para aumentar a sua umidade. As peperômias têm folhas pequenas, em forma de coração, com uma textura ondulada. As suas folhas podem ser verdes, avermelhadas ou cinza-prateadas com veias verdes. A planta de cor alumínio Pilea cadierei também é conhecida como planta-alumínio, por causa de sua coloração. Cada folha verde tem manchas prateadas ligeiramente levantadas, que parecem como se tivessem sido decoradas com tinta.

Folhas grandes

O uso de folhas coloridas grandes acrescenta áreas com coloração extra na casa. Muitos tipos de begônias produzem folhas de até 15 cm de comprimento. Dependendo do cultivar, as folhas verde-claro a médio têm marcas em prata, verde, rosa e vinho. Remova os brotos para que as plantas tenham folhas fortes. A Caladium tem folhas em forma de coração e só produz flores ocasionalmente. As folhas possuem grandes manchas de cores rosa, verde, vermelho e branco, muitas vezes com bordas e veias contrastantes. As Philodendrons são plantas exuberantes e compactas, com menos de 60 cm de altura. As variedades Príncipe de Laranja e Outono têm folhas cor de cobre, mudando para verde conforme a planta amadurece. O cardeal preto tem folhas verde-escuras, levemente tingidas de vinho, contrastando com suas hastes vermelho-violeta.

Floração

Algumas plantas residenciais com folhas coloridas também produzem flores interessantes. A Aechmea fasciata, uma bromélia, tem uma forma estrutural com folhas resistentes, cerosas e arqueadas. A variação purpurea tem folhas verdes com uma pitada de marrom, e a variegata tem listras cremosas ao longo do comprimento de suas folhas. Plantas maduras de ambas as variedades produzem uma flor laranja-rosada, com forma de ouriço no centro. A planta de zebra tem folhas verdes brilhantes marcadas com linhas brancas pesadas ao longo de seus caules e veias. A Apolo vermelha tem os caules e parte inferior das folhas marcados com vermelho. A planta de zebra produz brácteas amarelas, de onde crescem flores tubulares amarelas de curta duração.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível