Plantas que causam irritação na pele

Escrito por trisha bartle | Traduzido por antônio melo
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Plantas que causam irritação na pele
Hera venenosa em arbustos (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)

Acampar e caminhar na natureza pode ser bastante divertido. Infelizmente, existem plantas na selva que podem causar uma terrível irritação na pele. Não apenas isso, algumas plantas de jardins podem irritar a pele. Elas podem causar erupções e bolhas e algumas têm até efeitos colaterais graves.

Outras pessoas estão lendo

Hera venenosa

A hera venenosa é uma das plantas mais conhecidas que provocam irritação na pele. Ela pode ser encontrada na natureza em todo o território dos Estados Unidos e Canadá, com exceção das regiões desérticas da Califórnia, Nevada e Arizona. Eles são normalmente encontradas em áreas arborizadas e são tanto herbáceas como trepadeiras. As plantas hera venenosas têm folhas verdes que normalmente formam feixes de três sobre um caule roxo. Quando a hera venenosa toca a pele, produz uma erupção vermelha com protuberâncias. Casos graves causam erupções e podem surgir bolhas. A erupção dura cerca de três semanas, dependendo da gravidade do caso. Se o seu for grave, é melhor consultar um médico para obter ajuda.

Plantas que causam irritação na pele
Heras venenosas podem irritar a pele gravemente

Crisântemos

Os crisântemos são plantas floríferas bonitas e populares. A irritação da pele pode vir tanto de suas folhas como de suas flores. Como estas plantas podem ser encontradas em vasos domésticos ou nos jardins da vizinhança, as crianças precisam ter um cuidado especial e devem conhecer os riscos. Quando elas entram em contato com a pele, causam vermelhidão e bolhas. Algumas áreas afetadas também tornam-se escamosas. O contato breve com a planta irá causar uma irritação moderada da pele. Se o contato for prolongado, a condição pode tornar-se muito grave. Visite um médico urgentemente se sua condição for grave.

Plantas que causam irritação na pele
Crisântemos são belas plantas floríferas, mas também são bastante perigosas

Sumac venenosa

Com aparência semelhante à hera venenosa, a sumac venenosa também pode ser encontrada em todo o território dos Estados Unidos. Esta planta encontra-se entre os arbustos das florestas e áreas arborizadas. Ela tem uma longa haste com muitas folhas, de cor verde e vermelho púrpura. Se você entrar em contato com uma sumac venenosa, os sintomas se manifestarão primeiramente como coceira na pele. Depois de algum tempo, sua pele ficará avermelhada e inflamada. Se a erupção for particularmente grave, bolhas e queimaduras serão formadas sob a pele.

Plantas que causam irritação na pele
A sumac venenosa causa inflamação e vermelhidão na pele

Coração-roxo

Normalmente utilizado em paisagismo, o coração-roxo é uma bela planta com folhas roxas profundas. Muitas pessoas o utilizam para uma boa cobertura do solo. Ele pode causar irritação na pele em seres humanos e animais. Apesar de causar irritação, a erupção que se segue é geralmente leve e não causa problemas graves à saúde.

Plantas que causam irritação na pele
A planta coração-roxo e sua perigosa beleza

Tratamento

Não existem curas rápidas para irritações de pele causadas por plantas. Não se esqueça de lavar bem a área afetada com água quente e sabão antibacteriano logo após o contato. Uma vez que a erupção tenha começado a avermelhar e causar coceira e bolhas, você pode suavizar a área afetada com produtos como loção de calamina.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível