Plantas leguminosas com nódulos nas raízes

Escrito por kim joyce | Traduzido por felipe grabarz
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Plantas leguminosas com nódulos nas raízes
A ervilha é um dos legumes que produzem muitos nódulos -- e muito nitrogênio (peas texture image by João Freitas from Fotolia.com)

Legumes são mágicos do mundo vegetal. Aparentemente do nada, eles fabricam o seu próprio fertilizante nitrogenado. Neste talento mutuamente benéfico, elaborado ao longo de milênios, bactérias especializadas do solo produzem o nitrogênio atmosférico disponível para as raízes das plantas como nitrogênio amoniacal. Esta magia chama-se de fixação de nitrogênio e ocorre no tecido de raízes especializadas chamadas nódulos. Alguns legumes tendem a ter mais nódulos, mas bactérias ativas determinam o número real, razão pela qual sementes bacterianas inoculadas são usadas.

Outras pessoas estão lendo

Alfafa

O alto teor de proteína da alfafa complementa componentes menos nutritivos como a silagem e forragem. Esse é um dos legumes que produz amônia o suficiente para atender todas as suas necessidades de nitrogênio. De acordo com a Universidade do Estado do Colorado, dos Estados Unidos, a alfafa pode produzir 140 kg de nitrogênio por hectare. Quando ela é plantada em um solo onde nunca tinha crescido antes, é importante inocular ou revestir a semente com a linhagem de bactéria específica que aumenta a fixação do nitrogênio para ela. Cada legume exige um tipo diferente.

Plantas leguminosas com nódulos nas raízes
A linhagem específica de bactéria pode ajudar na quantidade de nitrogênio (Hemera Technologies/Photos.com/Getty Images)

Ervilhas

A ervilha é um legume versátil que pode fabricar parte do seu próprio fertilizante nitrogenado. As ervilhas inglesas ou de jardim podem vir em forma lisa ou enrugada. Ervilhas lisas têm mais amido e normalmente são utilizadas para fazer crescer ervilhas secas que são ótimas em ensopados e sopas. As enrugadas são doces e costumam ser servidas inteiras em pratos de jantar. Ervilhas estouradas têm um casulo doce, e com pouca fibra que podem ser saborosas quando cozinhadas por inteiro e saboreadas com as ervilhas jovens dentro. Jardineiros colhem ervilhas de neve quando as vagens doces ainda são lisas, antes mesmo de as ervilhas se desenvolverem. E há campos desse legume, muitas vezes cultivados como uma colheita coberta para enriquecer os solos com grãos de cereais com alta quantidade de proteína. Qualquer que seja a ervilha que você cultivar, para o máximo de rendimento tenha certeza de inocular a semente -- ou compre a semente que já foi inoculada -- com a linhagem correta de Rhizobium.

Plantas leguminosas com nódulos nas raízes
Escolha a linhagem correta de fungos (Photos.com/Photos.com/Getty Images)

Um vegetal de alta qualidade e quantidade de proteína que fornece alimento para pratos vegetarianos e para alimentar animais é a soja. Essa é uma colheita rentável, apesar de jardineiros precisarem de um espaço adequado para cultivar esse produto. A Universidade da Georgia, nos Estados Unidos, informa que a soja requer solo muito quente para uma germinação de sucesso -- entre 21 e 32 graus centígrados em até 5 centímetros abaixo da superfície --, obrigando os produtores a monitorar as temperaturas com cuidado. Além disso, eles devem plantar variedades escolhidas para sua região no final da primavera ou início do verão e estar preparados para fornecer água em abundância, pois a soja precisa de 5 a ,5 centímetros de água por semana. Novamente, para maiores rendimentos e qualidade de colheitas aconselha-se o uso de inoculantes de solo frescos.

Plantas leguminosas com nódulos nas raízes
Forneça bastante água (Medioimages/Photodisc/Photodisc/Getty Images)

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível