Diferença entre etanol e álcool isopropílico para desinfetar

Escrito por kyle turpin | Traduzido por marcelo couto
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Diferença entre etanol e álcool isopropílico para desinfetar
Álcoos são frequentemente usados como desinfetantes de laboratórios (lab image by Svetlana Gajic from Fotolia.com)

Álcool etanol e isopropílico são membros da família do álcool e têm propriedades desinfetantes parecidas. O etanol é o tipo de álcool encontrado em bebidas alcoólicas. O isopropílico é também conhecido como isopropanol, 2-propanol ou álcool para esfregar. Quando usados como desinfetantes, geralmente possuem uma concentração de 70 % em água.

Outras pessoas estão lendo

Álcoois e desinfetantes

Álcoois são ótimos desinfetantes por muitos motivos. Evaporam rapidamente sem deixar resíduos, são capazes de dissolver lipídios, o que os torna efetivos contra células de vírus envoltas em gorduras, como o HIV e a hepatite A. São baratos e relativamente fáceis de manipular, apesar dos vapores serem inflamáveis.

Etanol

O etanol, também conhecido como álcool de cereais, álcool etílico ou álcool consumível, é uma das substâncias recreacionais mais utilizadas atualmente. Está presente em bebidas alcoólicas e é consumido desde os tempos mais antigos. Como desinfetante, funciona desnaturando proteínas e dissolvendo lipídios, destruindo assim muitos tipos de bactérias e células virais. Por outro lado, é ineficaz contra esporos. É tipicamente usado em concentrações de 70 %, pois concentrações maiores evaporam muito rápido e as menores não são tão efetivas. Também pode ser encontrado em alguns sabonetes e lenços para as mãos, mas não deve ser usado diretamente na pele, pois pode ressecá-la.

Álcool isopropílico

O álcool isopropílico, geralmente chamado de IPA ou isopropanol, tem funções e estrutura similar ao etanol. Ele evapora em uma taxa parecida e destrói células bacterianas e virais através do mesmo mecanismo. Entretanto, por não desidratar tanto os tecidos vivos, é mais indicado para desinfetar a pele do que o etanol, e é por essa razão que é mais frequentemente usado como antisséptico.

Diferenças

A fórmula química do etanol é C2H5OH. A do álcool isopropílico é C3H8O. Ambos são produzidos através da fermentação, embora o agente de fermentação do isopropanol seja uma bactéria e não uma levedura. Enquanto que o etanol não tem efeitos tóxicos a curto prazo, o isopropanol é convertido em acetona pelo fígado, tornando-o extremamente perigoso. Outra diferença é que o álcool etílico desidrata células mais rapidamente.

Conclusão

Para desinfetar superfícies, o etanol e o isopropanol têm praticamente a mesma eficiência. O etanol é mais utilizado puro para limpar qualquer tipo de superfícies, o outro é mais usado como antisséptico e em hospitais. Ambos são mais eficientes em concentração de 70 % e podem ser usados para limpar pequenas ferramentas se elas forem imergidas por cerca de dez minutos. Evaporam rapidamente sem deixar resíduos e são úteis para limpar discos ópticos e componentes de computadores.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível