Definição de capacidade anaeróbica

Escrito por sam grover | Traduzido por max jahnke
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Definição de capacidade anaeróbica
O levantamento de peso requer uma capacidade anaeróbica (Jupiterimages/Goodshoot/Getty Images)

Capacidade anaeróbica é a capacidade do corpo de usar os sistemas sem necessidade de oxigênio, contrariamente à aeróbica, que necessita de oxigênio para o funcionamento dos sistemas. Portanto, a capacidade anaeróbica é importante para atividades de alta intensidade e pouca duração, como levantar peso ou corrida de pequena distância.

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ATP

A Adenosina Trifosfato (ATP) é um combustível que vem da comida que comemos. Quando você se esforça muito por curtos períodos de tempo, não está dando ao seu corpo tempo para obter oxigênio para os músculos em questão. Então, ele usa ATP. Quanto melhor sua capacidade anaeróbica, melhor a capacidade do seu corpo para liberar ATP e executar ações de alta intensidade.

PC

A creatina fosfato (PC) é a química que seu corpo retira na falta de ATP, o que ocorre normalmente depois de apenas alguns segundos. Ela pode combinar com outros fosfatos em seus músculos e produzir mais ATP, mas também só dura alguns segundos. Quando a PC acaba, a atividade anaeróbica tem que parar porque seu corpo já não tem a energia que precisa; você precisa relaxar ou ter um corpo suficientemente eficiente para começar a transportar oxigênio para os músculos.

Recuperação

A principal característica da capacidade anaeróbica é a rapidez com que suas moléculas de ATP-PC se recuperam. Quanto mais você estiver exausto, menor será sua capacidade anaeróbica, levando mais tempo para se recuperar. Então, alguém com alta capacidade anaeróbica pode executar várias e intensas atividades em sucessão com curtos períodos de tempo entre elas, enquanto alguém com baixa capacidade anaeróbica não consegue.

Resistência

A alta capacidade anaeróbica também ajuda a realizar, a longo prazo, atividades de resistência, pois uma maior capacidade anaeróbica aumenta sua capacidade para funcionar a um nível anaeróbico durante um longo período de tempo. Um corredor com alta capacidade anaeróbica pode correr mais rápido por períodos mais longos do que um corredor de alta capacidade aeróbica, porque seu corpo é mais eficiente na alimentação de seus músculos nos níveis mais elevados de intensidade.

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