Plantas que neutralizam odores

Escrito por diane perez | Traduzido por regina fleck
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Plantas que neutralizam odores
As folhas largas do lírio da paz ajudam a neutralizar os cheiros da casa. (Medioimages/Photodisc/Valueline/Getty Images)

As pessoas que vivem em climas temperados passam muito tempo dentro de casa durante os meses de inverno. Casas fechadas ficam aconchegantes e quentes durante os meses frios do ano, mas também acumulam odores da cozinha, de aquecedores a óleo, de animais de estimação e de aerossóis, como spray de cabelo. Embora velas perfumadas possam ser uma solução para combater odores, algumas têm pavios de chumbo, que provocam dores de cabeça. Aromatizadores de ambiente substituem os maus odores com produtos químicos, e muitos deles afirmam que devem ser utilizados apenas em locais ventilados. Plantas neutralizadoras de odores, no entanto, removem as toxinas e adicionam oxigênio ao ar.

Outras pessoas estão lendo

Tamanho e quantidade

Um estudo de dois anos conduzido pela NASA indica que plantas maiores de 15 a 20 centímetros podem fazer um melhor trabalho de limpeza do ar interior. Além disso, a casa média de 550 metros quadrados precisa de 15 a 18 plantas grandes para uma limpeza eficaz. Os maus cheiros são causados por pequenas partículas suspensas no ar, como de frituras ou de aquecedores a óleo.

Clorofito

O clorofito (Chlorophytum comosum) é uma boa opção para o jardineiro iniciante. Cresce melhor com luz filtrada e em um ambiente leve e quente, como um quarto interno (sem ventilação) do que em uma marquise fechada. O clorofito cresce em vasos suspensos, o que os torna ideal para pequenos espaços.

Jiboia

A jiboia (Epipiremnum aureum) é melhor para casas que não têm crianças pequenas, pois é venenosa se ingerida. As folhas verdes são em forma de coração com listras amarelas. A variedade "Marble Queen" tem folhas brancas riscadas com amarelo ou verde e pode ajudar a clarear uma sala escura, ao mesmo tempo em que neutraliza odores.

Gerânios

Plante gerânios perfumados (Pelargonium) em locais ensolarados, talvez em plantadores de cada lado das portas de vidro de correr. A fragrância agradável emana da folhagem, tornando-os uma boa opção para casas de inverno. Transplante-as para o seu jardim após a última geada.

Lírio-da-paz

Neutralize odores com os adoráveis lírios-da-paz (Spathiphyllum Clevelandii). Plantas de folhas largas removem mais toxinas e odores do que aquelas com folhas menores. As folhas de lírio-da-paz têm uma textura grossa e toleram condições de luz filtrada. Apesar de poderem ter um problema ocasional com ácaros, não são suscetíveis à doença, de acordo com a University of Florida Extension.

Imbé

O imbé é outra planta que exige pouca manutenção e, por isso, também perfeita para iniciantes. Três variedades de fizeram parte do estudo da NASA. Algumas delas são tóxicas para as crianças e animais de estimação. O imbé raramente tem problemas de doenças ou pragas, se cultivado dentro de casa.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível