Mais
×

Plantas que precisam apenas de pedras e água, e não de terra

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

Existem muitas plantas que não precisam de terra para desenvolver-se. Pesquisas demonstraram que o uso de hidroponia - cultivo de plantas apenas com soluções de nutrientes minerais em vez de terra - pode ser feito com quase todos os tipos de plantas. O benefício de cultivar sem usar terra é a eliminação de fungo e doenças advindas da terra, que matam ou danificam o crescimento da planta. Com as técnicas de hidroponia variando desde pedras e água às usadas pela NASA, existem diversos sistemas disponíveis para qualquer um usar e aproveitar esse tipo de cultivo.

As orquídeas são ótimas para serem cultivadas em água e pedras (Orchids image by Tuyen (2-n) from Fotolia.com)

Aloe vera

A aloe vera é nativa da África e possui mais de 250 variedades desde as mini, de 2,5 cm, às de 60 cm de diâmetro. Por precisarem de terra com ótima drenagem, elas desenvolvem-se bem em um vaso cheio de seixos, de areia ou uma mistura dos dois. A aloe vera é suculenta, portanto absorve a maior parte da água que é proporcionada para suportar as secas severas. Essa planta se desenvolve bem com quantidade limitada de água.

A aloe vera pode ser cultivada em um jardim sem terra (aloe image by Lily Forman from Fotolia.com)

Orquídeas

As orquídeas podem ser cultivadas facilmente sem terra. O uso de pedra de lava, que é bem porosa, é uma forma excelente de se plantar essa flor. Elas obtêm os nutrientes necessários diretamente do ar, portanto bom fluxo de ar é importante. A pedra de lava permite que o sistema de raízes obtenha os nutrientes enquanto ajuda a manter a planta ereta. Encha um pequeno prato com água e seixos e coloque o vaso da orquídea em cima. A umidade criada pela água embaixo irá melhorar a saúde da planta. As orquídeas adoram umidade.

As orquídeas desenvolvem-se bem em jardins hidropônicos (orchid,plant,flora,garden,botannical garden,atlant image by Earl Robbins from Fotolia.com)

Vegetais

Praticamente todo tipo de vegetal, flor e planta pode ser cultivado sem terra, de forma hidropônica. Converter recipientes normais em especiais para esse cultivo é uma tarefa fácil. Pegue material de calafetagem para fechar qualquer rachadura ou furo no vaso. Os macro e micronutrientes são necessários para o desenvolvimento da planta e eles estão disponíveis em lojas de produtos de jardinagem. Essa solução hidropônica proporciona à planta tudo o que ela obteria na terra, como nitrogênio, fósforo e potássio, entre outros

Vasos especiais para plantas cultivadas sem terra estão disponíveis em lojas, possuindo capacidade de autoaeração para proporcionar a melhor circulação para as plantas. A jardinagem sem terra já percorreu um longo caminho. Com tecnologia e informação, qualquer um pode cultivar qualquer tipo de planta, até mesmo vegetais para consumo, em um ambiente sem o uso de terra.

Vegetais podem ser cultivados em jardins hidropônicos (cucumbers image by dinostock from Fotolia.com)
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article