Plataformas para o alinhamento de rodas automotivas

Escrito por sari gordon | Traduzido por eduardo gama
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Plataformas para o alinhamento de rodas automotivas
O alinhamento preciso das rodas pode ser feito em casa (Automobile wheel of Bentley closeup image by Georgiy Pashin from Fotolia.com)

Os donos de veículos podem economizar praticamente a metade dos custos de um alinhamento de rodas profissional com algumas poucas ferramentas e itens. A precisão é crucial, porém, um jogo de plataformas é necessário. O mecânico caseiro tem duas opções a seguir: a mais barata pode ser feita rapidamente, mas pode não funcionar para mais de um alinhamento, a mais durável pode ser facilmente feita e guardada para uso futuro.

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Definição

As plataformas são usadas para o alinhamento de rodas e são como calços que ficam em baixo dos pneus do carro, para que eles sejam articulados para o alinhamento correto e com pouca fricção entre o pneu e o solo. As configurações de toe e camber são precisamente ajustadas em incrementos de 80 mm e 40 mm, fazendo-se necessário que o mecânico caseiro tenha completo controle sobre a posição do pneu. As plataformas são utilizadas em pares e são necessárias para evitar que a suspensão se contraia durante o alinhamento.

Opções

Esteja você fazendo o alinhamento em duas ou quatro rodas, estão disponíveis duas opções para fazer um jogo de plataformas razoável. Uma plataforma é um "sanduíche" feito de duas placas com uma camada de graxa entre elas. Um simples sanduíche vai sob o pneu. Plataformas de papelão podem ser utilizadas para um ou dois alinhamentos e depois jogadas fora. As feitas em alumínio são utilizadas por equipes de corrida iniciantes e podem ser facilmente guardadas para o uso repetitivo. Ambas as versões consistem em dois quadrados de 46 cm com uma camada de graxa entre eles. As placas de PTFE (Teflon) são indicadas para plataformas de metal e podem ser coladas.

Versão avançada

Para mais precisão e durabilidade, utilize placas de alumínio de 6,5 mm e porcas finas de 9,5 mm. As porcas quadradas são mais fáceis de serem trabalhadas, mas as hexagonais também servem. Faça uma fenda de 3 mm de profundidade e 6,35 cm de comprimento. Em outra placa, faça outra marcação igual, para que um parafuso de cabeça chata segure as duas placas juntas.

Entre as duas placas, coloque um rolamento de esferas capaz de suportar uma carga entre 1300 kg a 2200 kg. Esses rolamentos podem ser encontrados no catálogo Grainger's, a fonte mais popular para mecânicos caseiros e amadores.

Com uma ou duas gotas de Loctite vermelho nos canais abertos, parafuse as duas placas juntas. Faça furos de 6,3 mm através do conjunto e insira pinos de travamento. Isto irá manter a plataforma centrada e intacta quando o carro é estacionado sobre o lugar, para o sistema de alinhamento de rodas doméstico e amador.

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