O que faz os pneus assoviarem em uso rodoviário?

Escrito por steve johnson | Traduzido por thiago andre scarani
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
O que faz os pneus assoviarem em uso rodoviário?
Formatos de sulcos diferentes produzem ruídos diferentes (Photos.com/Photos.com/Getty Images)

Os motoristas que reclamam de barulhos estranhos vindos dos pneus podem não ter nenhum problema real ou podem estar vendo um sinal de um problema maior. Existem vários tipos de ruídos, desde sons constantes devido aos sulcos do pneu a rangidos durante a aceleração. Apenas alguns dos possíveis motivos desses barulhos são preocupantes.

Outras pessoas estão lendo

Culpado incorreto

A primeira coisa a se verificar é se o barulho realmente vem dos pneus. Muitas vezes, o barulho do motor ou do chassi pode parecer que vem dos pneus. Por outro lado, o barulho também pode ser devido à rua, pois, devido aos sulcos do pneu, superfícies diferentes causam sons de compressão diferentes nos pneus. Esses ruídos geralmente são constantes e mudam apenas quando o veículo muda de superfície. Um assovio alto é comum em rodovias cujas laterais possuem superfícies mais ásperas para avisar aos motoristas que estão muito para o canto.

Carga e velocidade altas

Na maioria dos veículos, os pneus fazem mais barulho quando transportam muita carga devido ao aumento da compressão. Conforme a carga se movimenta, o barulho deve mudar. Por outro lado, ao dirigir em velocidades mais altas, o ruído dos pneus é alterado e geralmente fica mais alto. Ao combinar as duas circunstâncias em uma rodovia, o carro pode fazer um assovio alto sem que haja um problema.

Balanceamento do pneu e rolamentos das rodas

Se você subiu recentemente em um meio-fio, e o barulho vem de apenas um pneu, o problema pode ser de balanceamento. Se o balanceamento estiver incorreto, haverá mais pressão em uma área do pneu, o que pode aumentar o ruído. Se o dano foi suficiente para amassar a roda, o barulho pode ser maior ainda. Um assovio ou barulho constante também pode significar que um dos rolamentos das rodas pode estar com defeito.

Falta de sulcos

O mais perigoso motivo de ruídos nos pneus é a falta de sulcos, o que indica que os pneus estão gastos. Conforme o sulco diminui, o ruído dos pneus pode ser afetado. Apesar de aparecer em alta velocidade em uma rodovia, esse tipo de ruído costuma ser percebido mais facilmente ao se acelerar ou reduzir, situações em que os pneus costumam ranger, e não simplesmente assoviar. Os pneus gastos são um problema sério, pois, se não forem substituídos, podem acabar estourando.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível