×
Loading ...

Como podar ameixeiras e damasqueiros

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

A ameixa e o damasco são drupas, ou seja, frutos cuja parte comestível envolve o caroço, responsável por abrigar a semente da árvore. De acordo com a Penn State Cooperative Extension Service, dos Estados Unidos, é necessário podar as árvores frutíferas para controlar os seus formatos, fortalecê-las e mantê-las saudáveis, removendo os galhos velhos e danificados. A faculdade recomenda usar o método de poda central para esses tipos de árvores.

Instruções

Deve-se usar a poda central em ameixeiras e damasqueiros (prune image by laurent gehant from Fotolia.com)
  1. Comece a poda da sua árvore a 75 cm de altura acima do solo. Siga esse passo se a sua árvore jovem não tem galhos ou se eles não são maiores que 75 cm. Então, vá para o Passo 5. Se a sua árvore tem galhos mais baixos que 75 cm de altura acima do solo, pule o Passo 1 e comece com o Passo 2.

    Loading...
  2. Escolha os quatro galhos principais cuja altura seja de 40 a 75 cm acima do solo, cada um deles deve estar crescendo para diferentes lados, norte, sul, leste e oeste. Esses galhos devem formar um ângulo de 60 a 90 graus com o tronco. A Penn State Extension recomenda podá-los pela metade "para promover brotos saudáveis e crescimento externo".

  3. Remova todos os galhos cuja altura seja menor que 40 cm e pode a árvore logo acima do galho principal. Além disso, pode os galhos que crescerem em direção ao centro da árvore durante o verão.

  4. Escolha os seus quatro galhos principais no final no verão. Eles devem estar separados por, no mínimo, 15 cm e espalhados, quase que uniformemente, ao redor do tronco, formando ângulos de 60 ou 90 graus. Corte todos os outros galhos, exceto aqueles que estão crescendo dos quatro galhos principais.

  5. Remova quaisquer galhos mortos, doentes ou quebrados no primeiro período dormente da árvore. Além disso, corte os ramos que crescem dos galhos principais e aqueles que estão crescendo virados para dentro da árvore, a fim de manter o centro livre.

  6. Preserve dois galhos secundários em cada um dos quatro principais escolhidos no início. Escolha aqueles que estejam a uma distância de 15 a 20 cm entre si e de 45 a 60 cm do tronco. Corte todos os outros galhos secundários no segundo período dormente da árvore.

  7. Remova os galhos que estejam crescendo verticalmente e deixe os mais finos para a frutificação. Complete esse passo no segundo período dormente da árvore.

  8. Aperte os galhos que estejam crescendo para dentro da árvore, a fim de manter o centro livre durante os períodos dormentes. Além disso, corte os galhos crescendo verticalmente e preserve os mais finos para a frutificação. Pode os galhos mortos, quebrados ou doentes.

Loading...

Dicas

  • Os galhos principais crescem do tronco da árvore e os secundários crescem de outros galhos. Pode a sua ameixeira ou damasqueiro entre setembro até o período de floração.

O que você precisa

  • Tesoura de poda.

Referências

Loading ...
Loading ...