on-load-remove-class="default-font">
×
Loading ...

Como podar azaleias

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

Azaleias são arbustos bastante comuns que florescem a cada primavera ou durante o início do verão, e as coloridas flores acrescentam um belo toque aos quintais ou jardins que as possuem. Periodicamente, elas precisam ser podadas para que mantenham uma forma agradável e continuem a florescer abundantemente, e você deverá podá-las tão logo floresçam. Leia mais para aprender como fazê-lo.

Instruções

Azaleias acrescentam uma diversidade de cores ao seu quintal ou jardim (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)
  1. Inspecione os seus arbustos de azaleia à procura de madeira ou galhos mortos, corte e retire toda a madeira morta das plantas com um par de cortadores de mão. Eles podem ser encontrados em qualquer loja de ferragens ou centros de jardinagem.

    Loading...
  2. Limpe os seus cortadores de mão com uma solução esterilizadora, como álcool desnaturado. No caso de você cortar alguma madeira infectada, isso impedirá a propagação da doença para os ramos e flores saudáveis.

  3. Continue a remover dois a três longos ramos ou pedaços de madeira abandonados e olhe para o centro das plantas, realizando a poda em quaisquer ramos principais que estiverem mortos ou cobertos. Corte os principais ramos em excesso, o que permitirá que a parte central da planta obtenha mais luz solar, promovendo um novo crescimento.

  4. Pode a seus arbustos de azaleia se ficarem cheios e estiverem bloqueando algo, como uma passarela, e corte as plantas crescidas até que tenham pelo menos 30 cm de altura. Alimente-as usando um fertilizante solúvel em água para que novos ramos possam crescer dos tocos.

  5. Molde às suas azaleias com tesouras de poda, se você quiser que elas tenham uma forma ou aparência equilibrada. Enquadre sua cerca viva cuidadosamente e corte a quaisquer rebentos ou caules irregulares.

Loading...

Dicas

  • A maioria dos horticultores recomendam propagar azaleias podando-as por um longo ciclo de três anos, a fim de evitar mudanças drásticas para as plantas estabelecidas.

O que você precisa

  • Cortador de mão
  • Tesouras de poda
  • Solução esterilizadora
Loading ...
Loading ...