Como enxertar uma nova nogueira

Escrito por lori norris | Traduzido por rúben carlos esteves
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Como enxertar uma nova nogueira
Os Estados Unidos da América produzem entre 80 a 90 por cento das nozes pecã em todo o mundo (Tom Brakefield/Stockbyte/Getty Images)

As nogueiras (Carya spp.) desenvolvidas de semente variam muito e são de má qualidade, então é melhor produzir uma nova árvore através do enxerto. A técnica de enxerto une uma parte da árvore a uma outra árvore. O porta-enxerto é a parte da árvore com raízes anexadas, e o enxerto é a parte que vai ficar unida ao porta-enxerto. Existem três técnicas de enxertia comuns usadas nas nogueiras, e cada uma delas é adequada para as mais diversas situações. A enxertia por união - por vezes chamada de enxertia por amarração - é usada quando se unem dois galhos do mesmo tamanho. A enxertia de casca é usada quando o porta-enxerto é maior que o enxerto. O enxerto do broto consiste em inserir um broto de uma árvore debaixo da casca do porta-enxerto. Cada técnica também varia.

Nível de dificuldade:
Moderado

Outras pessoas estão lendo

O que você precisa?

  • Podadores
  • Serrote
  • Faca pequena afiada
  • Alvejante
  • Fitas de borracha para enxerto
  • Pregos ou grampos
  • Musgo ou toalhas de papel
  • Sacolas plásticas seladas

Lista completaMinimizar

Instruções

    Enxerto de união

  1. 1

    Procure um porta-enxerto e uma madeira de enxerto que tenha aproximadamente o mesmo diâmetro. O diâmetro ideal do galho e do broto é entre 0,6 e 1,9 cm. Use podadores esterilizados para cortar um pedaço de madeira de enxerto e corte um galho com o mesmo diâmetro da casca da árvore.

  2. 2

    Use uma faca esterilizada e corte, de novo, o fundo da madeira de enxerto na diagonal em vez de em linha reta. Corte o porta-enxerto do galho aproximadamente com o mesmo ângulo.

  3. 3

    Junte os dois pedaços cortados para que a camada de câmbio - encontrada entre a casca e o coração da madeira - de ambos os pedaços se toquem. Una os dois pedaços com fitas elásticas de enxertia. Elas desaparecem depois do enxerto se unir, mas você também pode usar fita adesiva de jardinagem comum ou elásticos. Cubra toda a área do enxerto com cera para enxertia.

    Enxerto da casca

  1. 1

    Utilize podadores esterilizados para cortar um a quatro pedaços de madeira de enxerto de uma árvore com as nozes de pecã. Faça isso no inverno. Cada pedaço deve ter entre 30 a 45 cm de comprimento. Envolva os pedaços em musgo (não molhado) ou toalhas papel de cozinha e coloque-os em uma bolsa de plástico fechada. Guarde os pedaços dos implantes em um frigorífico ou em qualquer outro local fresco até chegar a primavera.

  2. 2

    Verifique a casca na primavera, fazendo um corte em "T" em alguns galhos de qualquer árvore e veja se você consegue puxar a casca para trás com facilidade. Escolha a base de um galho de até 15 cm e faça um corte reto ao longo de todo o diâmetro com os podadores esterilizados. Com os galhos maiores e mais largos, use um serrote esterilizado.

  3. 3

    Retire a madeira da muda do armazenamento. Se estiver dando folhas, você não pode usá-la. Se a madeira do replante não está brotando, corte novamente o fundo em um ângulo agudo com uma faca esterilizada.

  4. 4

    Faça dois cortes para baixo na base do porta-enxerto com a faca. Os cortes devem ser feitos na parte de cima da área de enxerto e prolongados entre 2,5 e 5 cm. A distância entre os cortes deve ser duas vezes a largura desejada. Descasque a aba para baixo o bastante, de modo a inserir a extremidade final do corte da muda.

  5. 5

    Insira a madeira de enxerto preparada. O lado do corte deve estar de frente para a madeira do porta-enxerto. Puxe a aba para cima e prenda no local com pregos ou grampos. Cubra toda a área do enxerto com cera, de modo que a isole do ar ou da água. Repita o procedimento mais três vezes, deixando cerca de 5 cm ou mais entre os enxertos. Vede todos os cortes expostos com cera para enxertos, certificando-se de que todas as falhas estejam revestidas.

    Enxerto do broto

  1. 1

    Encontre um broto - o local onde as folhas surgem - na nogueira que você quer. Não escolha um broto da ponta de um galho ou de um novo crescimento. Use uma faca para efetuar um corte horizontal sobre o broto e ligeiramente dentro da madeira. No fundo do broto, faça um corte angular até à parte mais funda do primeiro corte que você fez. Retire o broto. Ele se parece com um escudo tendo a parte de cima lisa e com um botão no meio. Os brotos podem ser retirados durante o estado de dormência enquanto a nogueira está se desenvolvendo ativamente.

  2. 2

    Faça um corte em "T" na base com uma faca. O corte deve apenas passar a casca e não atingir o coração da madeira. A parte vertical do corte deve ter cerca de 3,8 cm de comprimento e a parte de cima do corte em "T" deve possuir cerca de 1,2 cm. Abra os golpes da casca cortada. Coloque a extremidade do broto que foi cortado unido à casca. Feche os golpes, deixando o broto exposto.

  3. 3

    Prenda com fitas elásticas de borracha. Cubra toda a área da enxertia com cera.

Dicas & Advertências

  • Esterilize todas as ferramentas com alvejante antes de começar, depois enxague completamente. Você também pode usar álcool isopropílico em um pano para esterilizar as ferramentas. Você pode usar fita adesiva para jardinagem ou elásticos em vez da fita de enxerto. Pode, igualmente, usar tinta na sua enxertia. Se você substituir os elásticos, remova-os depois do enxerto estar amarrado.
  • Use luvas ou fita protetora para os dedos para prevenir cortes.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível