As pessoas podem conseguir roubar o seu número de cartão de crédito online?

Escrito por barb nefer | Traduzido por diego morais
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
As pessoas podem conseguir roubar o seu número de cartão de crédito online?
O seu número de cartão de crédito está vulnerável a roubos na internet (Comstock Images/Comstock/Getty Images)

A utilização indevida do cartão de crédito é o tipo de fraude mais comum. Segundo informações oficiais, 16% das vítimas tiveram seus números de cartão de crédito roubados pela internet no ano de 2007. As pessoas conseguem fazer esse roubo de várias formas, interceptando os cartões sem o seu conhecimento ou levando-o a passar suas informações.

Outras pessoas estão lendo

Malware

Seu número de cartão de crédito pode ser roubado via internet a partir de seu próprio computador, se você instalar programas maliciosos inadvertivamente, conhecidos como malware. Alguns desses programas infectam o seu computador pelos arquivos anexos dos e-mails que se disfarçam como arquivos de foto, de vídeo ou outros tipos de arquivo anexos válidos. Clicar em falsos websites e pop-up ads (janelas de propagandas) pode acarretar a instalação desses programas maliciosos. Alguns sites que podem até mesmo instalar programas que roubam o seu número de cartão de crédito sem que você saiba caso o navegar ou sistema operacional não estejam atualizados ou você não tenha um programa antivírus. O site "ZDNet" alerta que pelo menos um em cada 14 programas que você baixa pela internet é um malware.

Redes inseguras

As pessoas podem roubar seu número de cartão de crédito on-line caso você faça compras através de uma conexão de rede sem fio não-segura, seja em casa ou em um local público, como, por exemplo, uma lan house. Os ladrões identificam e monitoram as atividades em uma conexão de rede não-segura e roubam dados sensíveis, como contas de cartão de crédito e do banco. Alguns criminosos criam até mesmo uma rede de conexão de internet sem fio falsa em locais de acesso público para coletar as informações de cartões usados para fazer compras on-line ou acessar contas de banco.

Hacking (acesso ilegal)

Seu número de cartão de crédito está vulnerável on-line mesmo que você seja muito cuidadoso com seu computador. Muitas grandes empresas e processadores de cartão de crédito já foram vítimas de hackers, com mais de 130 milhões de números de cartões de crédito ou débito roubados por apenas uma gangue internacional em menos de dois anos, de acordo com o escritor Siobhan Gorman do Wall Street Journal. Suas informações estão vulneráveis a esses ataques tanto em compras on-line (virtual) quanto pessoalmente, caso o sistema da loja esteja hackeado.

Phishing

Os chamados e-mails phishing são aquelas mensagens supostamente enviadas pelos banco, sites de pagamento on-line, agências governamentais ou empresas com um nome renomado. Os criminosos usam essas táticas em suas mensagens para que você forneça o seu número de cartão de crédito. Por exemplo, você pode receber uma mensagem de e-mail informando que sua conta de cartão de crédito foi encerrada devido a uma atividade fraudulenta e redirecioná-lo a inserir os seus dados novamente para reativar a conta. O site pode até parecer legítimo, mas coleta os dados do cartão de crédito para utilizá-los de forma fraudulenta.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível