on-load-remove-class="default-font">
×
Loading ...

O poliéster é bom para cortinas?

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

As cortinas são coberturas de tecido para janelas que são penduradas em uma haste por anéis ou ganchos que abrem e fecham horizontalmente. Além de ser um importante elemento decorativo em uma sala, elas fornecem proteção contra os raios UV que podem danificar móveis e pisos, amenizam o calor no verão e o mantêm dentro do cômodo durante o inverno. Liste todas as qualidades que suas cortinas devem ter e selecione um tecido que satisfaça todos os critérios. O poliéster tem propriedades muito específicas, e saber como ele age em uma cortina o ajudará a escolher o melhor tecido para a sua.

As cortinas adicionam estilo e elegância a uma sala (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)

Propriedades do poliéster

O poliéster é uma fibra sintética, um produto da indústria do petróleo. O tecido de poliéster para cortina é resistente, não absorve água facilmente e, dependendo do peso, pode cobrir bem. É menos caro do que a maioria dos tecidos de fibra sintética e pode ser tingido de qualquer cor. O tecido de poliéster também pode ser feito para parecer e dar a sensação de seda, raiom ou algodão, mas reterá suas próprias características. O poliéster é resistente a vincos, mas, caso crie algum, removê-lo pode ser difícil. Por ser uma fibra sintética, também é propensa à estática.

Loading...

Misturas de poliéster

O poliéster é muitas vezes misturado com outras fibras para obter qualidades que deixarão o tecido mais adequado para certas aplicações. O algodão é adicionado para maciez, absorção e respirabilidade. No tecido da cortina, o algodão aumenta o que vendedores de tecidos chamam de "memória" do tecido. As dobras ficarão melhores no lugar, por exemplo, se o tecido conter algumas fibras naturais. O poliéster é mais frequentemente misturado com o algodão, mas também pode ser misturado com raiom, seda, náilon ou elastina.

Revestimento da cortina

O revestimento na cortina também deve ser considerado. O revestimento de algodão é resistente à estática e cria um tecido que conserva a memória das dobras ou tratamento da cortina. Um forro de poliéster ou poli/algodão, com poliéster como a fibra dominante, pode prender ou repelir outros tecidos com essas características. As cortinas ficarão afastadas do revestimento ou aparentarão presas em pontos aleatórios. O forro de poliéster tende a desgastar e é difícil de passar sem criar estática.

Dicas

Escolha o estilo da cortina antes de escolher o tecido. Alguns estilos podem acomodar um tecido com mistura de poliéster. Se o estilo for estruturado ou elaborado, uma mistura predominantemente de fibra natural seria mais adequada. Se lavar as cortinas é uma qualidade necessária, um tecido com mistura de poliéster servirá. As cortinas devem ser retiradas da secadora enquanto ainda estiverem úmidas para evitar vincos permanentes.

Loading...

Referências

Recursos

Loading ...
Loading ...