Sobre tecido misto de poliéster e algodão

Escrito por maggie mertens | Traduzido por thiago andre scarani
Sobre tecido misto de poliéster e algodão

Os tecidos mistos fazem com que suas roupas tenham as principais vantagens de ambos os tecidos

shirt image by dinostock from Fotolia.com

Os tecidos mistos de poliéster com algodão são exatamente o que parecem, uma mistura das fibras naturais do algodão com o poliéster sintético. Ambas as fibras possuem prós e contras e costuma-se usar essa mistura em roupas para se obter o melhor das duas.

Outras pessoas estão lendo

Poliéster

O poliéster é um polímero sintético feito de carvão, ar, água e derivados de petróleo. É uma fibra forte que mantém sua forma e, por isso, não amassa fácil. A fibra não aguenta temperaturas altas e derrete e queima ao mesmo tempo, então se você for passar o poliéster, precisa ser com o ferro frio. Os fios de poliéster duram por muito tempo e ficam bem no corpo, então eles são usados para muitas roupas e projetos de costura. Ele não encolhe como o algodão e é fácil de tingir, o que é bom para artistas têxteis, mas ruim para se tirar manchas de roupas desse tecido. As roupas de poliéster eram muito populares na década de 50, mas desde então têm sido mais usadas em conjunto com outros tecidos do que como principais.

Algodão

O algodão é um tecido natural feito a partir da planta de mesmo nome. É a fibra mais utilizada nas roupas de todo o mundo, e é conhecida por ser leve, fresca, confortável e absorvente. É comum descrever o algodão como um tecido que "respira". Ele também é fácil de tingir e limpar, mas as tintas não prendem tão bem no algodão como no poliéster. O algodão aguenta temperaturas altas, mas amassa fácil e encolhe quando é lavado.

Benefícios da mistura

Um tecido misto de poliéster e algodão é versátil, pois fica fresco e leve como o algodão, mais forte, durável e não é fácil de amassar como o poliéster. As roupas deste tecido encolhem muito pouco se comparadas a roupas 100% algodão e esta mistura é preferida por costureiras domésticas por ser muito fácil de costurar.

Contras da mistura

A adição de poliéster ao algodão pode fazer com que o tecido fique com bolinhas e não aguente tão bem temperaturas altas. Muitas pessoas preferem usar roupas de algodão puro, pois elas respiram melhor, já que a mistura não respira tão bem, nem fica tão fresca quanto o algodão.

Usos

O tecido misto é usado principalmente para fabricar roupas que as pessoas possam lavar e usar sem precisar passar, e que serão mais resistentes do que as roupas só de algodão, além de aguentarem mais lavagens. Muitas costureiras que trabalham em casa preferem as misturas por serem mais fáceis de se trabalhar do que o algodão puro, pois eles amassam e encolhem menos.

Não deixe de ver

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível

Direitos autorais © 1999-2014 Demand Media, Inc.

O uso deste site constitui plena aceitação dos Termos de Uso e Política de privacidade de eHow. Ad Choices pt-BR

Demand Media