As ponteiras de escapamento melhoram o ruído?

Escrito por richard rowe | Traduzido por andressa gonzalez
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As ponteiras de escapamento melhoram o ruído?
O tamanho da ponteira, na verdade, tem muito pouco a ver com o ruído, a menos que você utilize um diâmetro muito maior ou menor (Stockbyte/Stockbyte/Getty Images)

O fato das ponteiras de escapamento mudarem o ruído de um carro depende em grande parte dos componentes usados. Ir de uma ponteira de 3,8 centímetros de diâmetro a uma de 10 centímetros pode tornar o som da descarga mais intenso, mas muito menos do que simplesmente comprar um novo silenciador. Há uma série de fatores a serem considerados, como os efeitos pretendidos, o orçamento e as modificações adicionais.

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Fatores de compra

Embora a parte principal do ruído do escapamento seja determinada pelos silenciadores, ressoadores, conversor catalítico e diâmetro do tubo, há alguns fatores que afetam o ruído na ponteira. O tamanho da ponteira, na verdade, tem muito pouco a ver com o ruído, a menos que você utilize um diâmetro muito maior ou menor. O tubo de diâmetro menor restringirá o motor, diminuindo o fluxo do escapamento e o ruído do motor, e uma ponteira de maior diâmetro deixará o motor mais alto somente se a original for limitada.

As ponteiras viradas para baixo, particularmente aquelas que descarregam embaixo do carro, podem aprofundar o ruído do escapamento por ressaltar o som do chão e usar a armação como um ressoador. O chão absorverá muito do som irritante de alta frequência dos motores de menor cilindrada.

A única maneira de afetar significativamente o registro do escapamento é usando uma ponteira ajustável, como as fabricadas pela SuperTrapp. Essas ponteiras (originalmente projetadas para quadriciclos e bicicletas de trilha) usam inserções cônicas ou em forma de disco para alterar as características de comprimento da onda do escapamento, suprimindo as chamas emitidas pelos sistemas de escapamento muito curtos. Essas ponteiras permitem ao usuário ajustar o ruído ligeiramente ao inserir ou remover os espaçadores de disco, que funcionam como silenciadores secundários. Essa é a opção mais eficaz para o ajuste de ruído do escapamento, mas considerando o fato de que as ponteiras ajustáveis custam dez vezes mais do que as comuns, será mais barato comprar apenas um novo silenciador.

Comprimento

Em dispositivos onde é possível fazê-lo, como motocicletas e quadriciclos, o alongamento do tubo em 15 centímetros afetará drasticamente o ruído do escapamento. Dessa forma, as ondas de alta frequência terão mais oportunidade de se anularem, permitindo que as ondas de baixa frequência e longas escapem.

Instalação

Ao instalar as ponteiras, teste a posição antes de fixá-las. As ponteiras projetadas para tubos redondos podem ser facilmente rodadas, soltando os parafusos de fixação e girando-os. Como foi dito, muitos motores soam melhor com ponteiras viradas para baixo, mas tente rodá-las de forma que fiquem viradas para fora, para cima, e até mesmo para dentro para saber como sairá o ruído.

Após cada ajuste, caminhe ao redor do carro, enquanto um amigo embala o motor.

As ponteiras viradas para cima ficarão muito mais barulhentas dos lados e as viradas para dentro moverão a dispersão do ruído para trás, de modo que ficará alto apenas para quem ficar ao lado do para-choque traseiro. Se quiser aumentar ou diminuir o ruído, tente rodar as ponteiras para que elas fiquem a um ângulo de 45 graus do chão.

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