É possível aprimorar a altura do teto do porão quando a casa já tiver sido construída?

Escrito por josh hulbert | Traduzido por débora sousa
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
É possível aprimorar a altura do teto do porão quando a casa já tiver sido construída?
Nem sempre é fácil obter mais espaço em um porão (Comstock/Comstock/Getty Images)

Uma vez que a construção é concluída em uma casa, aprimorar a altura do teto do porão é uma grande tarefa. Para aumentar realmente o espaço vertical do porão, os pisos superiores teriam de ser levantados e teriam de ser instalados suportes entre as paredes de concreto e as vigas do piso do porão. Há outras opções que valem a pena considerar, pois são muito mais baratas e rápidas, podendo ter a mesma eficácia.

Outras pessoas estão lendo

Aumentando a altura do teto

O teto do porão é, em termos mais simples, a parte inferior do primeiro andar de uma casa. Para aumentar a altura desse teto, o primeiro andar deve sofrer uma alteração na altura. Isso acaba gerando uma grande obra em uma casa concluída. O processo requer licenças, engenharia, extensões elétricas e hidráulica e uma grande quantidade de tempo e dinheiro. Embora tecnicamente seja possível fazê-lo, é a última opção recomendada em quase todos os casos. Em vez disso, talvez seja melhor considerar opções menos complexas e mais acessíveis que, em última análise, atingem o mesmo objetivo de mais espaço no porão.

Espaço livre

Muitas vezes, os porões acabados incluem um teto falso construído com telhas flutuantes suspensas a partir de uma estrutura de armação de metal, ou construído a partir de uma placa de gesso. Em ambos os casos, esses tetos normalmente são construídos mais baixos que o necessário para simplificar e reduzir o custo de construção. Os porões geralmente têm canais, drenos e outras saliências do andar de cima que saem do teto. Para ocultar esses itens, o teto falso é criado no ponto comum mais baixo, o que pode ser 30 cm ou mais abaixo do teto real inacabado. Um carpinteiro ou um artesão autônomo pode construir um anteparo para cobrir os tubos e outros equipamentos no teto e, assim, ganhar cerca de 30 cm de espaço adicional movendo o teto falso em áreas onde não existam obstáculos.

Solte o piso

Soltar um piso também não é uma tarefa simples, mas não requer uma mudança estrutural completa, como elevar o teto. Esse processo envolve a remoção do piso de concreto no porão usando uma britadeira, escavando mais fundo, colocando paredes de concreto em torno do perímetro e, só então, instalando um novo piso de concreto. Há implicações de construção, já que os muros de contenção devem fornecer suporte adequado para as paredes existentes do porão. Encanamento, eletricidade e outras utilidades que podem ser escondidas no porão precisam ser realocadas na nova laje. Talvez o aspecto mais desafiador dessa opção é que há pouco espaço para trabalhar em um porão. Normalmente, não é possível entrar com maquinarias para cavar ou rebocar materiais para dentro ou para fora, por isso, a maior parte desse trabalho é feito à mão. O concreto geralmente pode ser vertido usando uma mangueira ou um escorregador de longa extensão através de uma janela do porão.

Abordagem combinada

A abordagem mais realista para criar mais espaço é a utilização de uma combinação de diferentes soluções. Dependendo do leiaute do porão e do primeiro andar, pode ser possível levantar o teto em algumas áreas e soltar o piso do porão em outras. Não é necessário manter o mesmo nível do teto ou do chão em todo o cômodo, portanto, ganhe espaço adicional onde for possível. Cada pedacinho conta em um porão, por isso, não deixe de usar luminárias que ocupem o menor espaço possível, as quais quase sempre são embutidas. Também é possível redirecionar o encanamento ou a canalização para locais menos visíveis.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível