Posso cultivar uma mangueira a partir da árvore de um vizinho?

Escrito por lisa chinn Google | Traduzido por gisel soto
Posso cultivar uma mangueira a partir da árvore de um vizinho?

Os frutos têm sementes no interior, de onde podem brotar novas mangueiras

Jupiterimages/Photos.com/Getty Images

Ao invés de comprar novas árvores de um viveiro, as pessoas podem economizar dinheiro pedindo uma fruta que contém a semente ao vizinho que tem uma mangueira, ou podem cortar alguns ramos para iniciar uma nova árvore. As pessoas também cultivam alguns tipos de mangueiras, plantando uma semente e depois enxertando uma parte da árvore existente na plântula. As mangueiras novas demoram cerca de seis anos para começar a produzir frutos.

Outras pessoas estão lendo

Métodos de reprodução

As mangueiras crescem a partir de sementes. No entanto, a nova planta pode dar frutos melhores, idênticos ou piores do que a planta original. Muitos tipos de mangueiras comumente cultivados na Flórida e Havaí são mono-embriônicos, o que significa que eles não podem produzir novas árvores a partir das sementes com a mesma qualidade de frutos como a planta-mãe. Para evitar os frutos de má qualidade, muitos jardineiros optam por plantar uma semente de manga, e em seguida, enxertam uma parte da árvore-mãe na plântula. Também podem iniciar mangueiras a partir de cortes de árvores existentes, mas há menos probabilidade de êxito com este método.

Plantando a semente

Os especialistas da Purdue University Horticulture (Universidade de horticultura de Purdue) recomendam remover o fruto e cuidadosamente descascar o núcleo da semente interior usando uma faca afiada. Em áreas com possíveis problemas de fungos, os jardineiros podem tratar o grão com um fungicida antes de plantá-lo. Não use uma semente seca. Plante a cerca de 2,5 cm de profundidade no envasamento do solo com o lado côncavo voltado para baixo. A semente vai brotar em qualquer lugar em uma ou três semanas, mais rapidamente em climas quentes. Mantenha a plântula constantemente úmida e transplante-a no exterior antes que as raízes se encaixem no vaso.

Enxerto

Aguarde até que uma semente cresça 6 mm em espessura antes de enxertar; as plântulas atingem este tamanho entre seis meses e dois anos depois de começar a brotar. Os especialistas do University of Florida Institute of Food and Agricultural Sciences (Instituto de Ciências Agrárias e de Alimentos da Universidade de Flórida) sugerem fazer o enxerto durante tempo quente. Tire um corte novo de uma árvore mais antiga, chamada de "rebento", e transplante-o diretamente no tronco ou ramo da plântula, chamado de "portador". Vários tipos de enxertos, incluindo aqueles nas folhas, no escudo, em um fragmento e na raiz funcionam para as mangueiras. Muitos jardineiros usam o enxerto de folheado, uma técnica em que se corta uma das extremidades cônicas do rebento, remove-se uma fatia do tronco do portador para encaixar nele a borda da semente e, em seguida, anexa-se o corte ao portador, envolvendo-o com fita e selando-o com cera.

Propagação a partir da poda

As mangueiras não se propagam a partir das podas porque elas não produzem novas plantas com sistemas de raízes fortes. No entanto, os jardineiros podem iniciar uma planta a partir de um corte, em especial quando a árvore principal não está produzindo frutos. Os especialistas da Purdue University Horticulture recomendam podas de árvores maduras porque funcionam melhor do que aquelas feitas em plantas mais novas, embora a taxa de sucesso desta técnica é apenas de 40 %. Tratar as podas com um regulador de crescimento e plantar as extremidades cortadas em um solo úmido até que brotem raízes pode funcionar algumas vezes para propagar as mangueiras.

Não deixe de ver

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível

Direitos autorais © 1999-2014 Demand Media, Inc.

O uso deste site constitui plena aceitação dos Termos de Uso e Política de privacidade de eHow. Ad Choices pt-BR

Demand Media