Mais
×

O que não posso fazer durante a gravidez

Atualizado em 13 junho, 2017

Durante a gravidez tudo que você faz, come ou bebe pode afetar o bebê, portanto alguns hábitos devem ser evitados para proteger a saúde do feto.

Alimentos

Não coma tubarão, peixe-espada, marlim, peixes pescados em rios ou lagos e qualquer tipo de sushi cru, pois estes podem prejudicar o desenvolvimento cerebral da criança. Segundo um estudo publicado no Jornal Britânico de Nutrição, alimentos que não são saudáveis podem aumentar o risco de obesidade futura no seu filho. Não coma queijos macios ou azuis, cachorro quente ou frios (carnes curadas), pois eles podem conter listeria, que pode causar parto prematuro ou abordo espontâneo.

Medicações

Não tome medicamentos prescritos a não ser os recomendados pelo seu obstetra. Além disso, ibuprofeno e outros anti-inflamatórios não-esteroides, medicamentos para acne e aspirina também são proibidos por poder prejudicar o feto ou colocar a gravidez em risco.

Outras drogas

Não fume cigarro nem use qualquer tipo de tabaco, pois isso pode causar aborto espontâneo, parto prematuro, perda de peso do feto, defeitos no nascimento, problemas respiratórios e deficiências gerais de saúde do recém-nascido. O fumo também aumenta o risco da síndrome de morte súbita infantil, além de prejudicar o desenvolvimento da criança no útero e na infância. Drogas ilegais podem afetar o feto de forma severa.

Álcool e cafeína

Nenhuma quantidade de álcool é considerada segura durante a gravidez, portanto não beba. O consumo de álcool durante a gravidez pode causar a síndrome fetal alcoólica, que prejudica o cérebro do feto, causa o nascimento com pouco peso e diversas deformidades, além de aumentar o risco de morte infantil. Não beba muita cafeína (mais de duas ou três xícaras por dia) pois ela pode prevenir a absorção correta de nutrientes, causando o nascimento do bebê com pouco peso e tamanho.

Atividades recreacionais

Não ande de montanha russa, pois os movimentos repentinos podem deslocar a placenta. Saltar de paraquedas, esqui, patins ou patinação no gelo, andar de motocicleta ou qualquer atividade que exponha você ao risco de trauma abdominal também são proibidas. Não atire com armas em ambientes fechados (como uma galeria de tiro), pois o chumbo pode prejudicar o desenvolvimento cerebral do feto, além do barulho afetar seus ouvidos. Não sente em uma banheira quente ou sauna, pois o calor (acima de 38,3 ºC) pode prejudicar o bebê.

Posições para dormir

Não durma de bruços, pois isso impede a chegada de oxigênio suficiente para o bebê. Também evite dormir de barriga para cima, pois o peso do feto pode atrapalhar o fluxo sanguíneo do seu corpo, causando dores de cabeça, dores nas costas, pressão sanguínea baixa, dificuldade de respiração e de digestão.

Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article