Mais
×

Como saber quando sua cadela está tendo o último filhote da ninhada

A detentora do recorde mundial para a maior ninhada de um cão é a Tia, uma mastim napolitana que teve 24 filhotes em junho de 2005 (apenas 20 sobreviveram). A maioria dos cães tem muito menos filhotes por ninhada. Seu período de gestação é de 63 dias, mas o tempo real do parto pode parecer tão longo quanto para o dono do cão. Cadelas podem levar até quatro horas para parir todos os filhotes da mesma ninhada, de acordo com o "Dog Owner's Home Veterinary Handbook". Determinar quando todos os filhotes tiverem nascido pode ser difícil.

Instruções

Mães de primeira viagem geralmente têm um parto mais longo (mother dog with puppy image by Phaedra Wilkinson from Fotolia.com)
  1. Observe bem o comportamento da cadela até quatro horas após o nascimento dos filhotes. Note caso, ela comece a fazer força, vomita, fica inquieta ou muito ofegante e com dor. Estes são sinais de que um outro filhote está a caminho. Alguns cães podem choramingar, deitar de lado ou ainda se agachar, de acordo com a doutora em veterinária Elizabeth L. DeLomba.

  2. Chame um veterinário imediatamente se a cadela mostrar sinais de que outro filhote está vindo, mas de repente desiste depois de uma hora. O filhote pode estar preso no canal de parto. O "Dog Owner's Home Veterinary Handbook" observa que isso geralmente acontece com o primeiro filhote da ninhada, mas pode acontecer com qualquer um. A cadela precisa de ajuda veterinária imediata.

  3. Recolha as placentas de todos os filhote. As cadelas instintivamente as comem, mas um animal bem cuidado e alimentado não precisa fazer isso. A placenta deve sair imediatamente após o filhote, não antes. Se você tiver mais placentas do que filhotes, um ainda pode estar no útero. Chame o veterinário.

  4. Relaxe depois de quatro horas terem se passado depois do último filhote e se a mãe não mostrar nenhum sinal de contrações ou dor. Conte as placentas novamente. Se houver mais filhotes do que placentas, uma ainda precisa sair, mas o veterinário pode fazer isso no dia seguinte, a não ser que o animal comece a mostrar sinais de stress.

  5. Leve a cadela e os filhotes ao veterinário um dia depois do parto para ter certeza de que não há mais nenhuma placenta ou filhote no útero.

Dicas

  • Mães de primeira viagem costumam levar mais tempo para ter sua ninhada, mesmo que seja pequena, de acordo com o "Dog Owner's Home Veterinary Handbook.".

Aviso

  • Nunca deixe que raças com quadris estreitos, como um bulldog, tenham seus filhotes naturalmente. Seus quadris não são largos o suficiente para que os filhotes passem. Essas raças precisam parir através de cesariana.
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article