Posso usar ladrilhos de piso nas paredes do banheiro?

Escrito por ann azbill | Traduzido por ana carolina fernandes
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • E-mail

Em muitos banheiros, é difícil dizer a diferença entre o azulejo da parede e os ladrilhos do piso. Os dois são coordenados ou têm exatamente o mesmo padrão. Com isso em mente, não há nenhuma razão que justifique que lajotas de piso não possam ser usadas em paredes. Muitas vezes, o ladrilho de piso pode ser usado para combinar em paredes com um chuveiro ou usado como bordas para destacar o chão. Existem muitos estilos, cores e padrões de ladrilhos de banheiro.

Outras pessoas estão lendo

Solucionando problemas com mofo

O banheiro é o lugar da casa que desenvolve mais mofo devido à umidade de chuveiros, pias e banheiras. Uma das maneiras de eliminar o mofo é com o uso de ladrilhos de piso de cerâmica nas paredes. Quando mantido limpo, o ladrilho de cerâmica não caracteriza um lugar propício para os esporos de fungos. Outros tipos populares de ladrilho usados em banheiros, incluindo mosaico e vidro colorido, também podem agir como repelentes de mofo quando mantidos limpos. Os mosaicos de vidro são diferentes, pois vêm montados sobre um suporte entrelaçado, facilitando a instalação.

Preparação das paredes

A parede deve estar lisa antes da instalação de qualquer tipo de ladrilho. No caso de uma parede pintada, é uma boa ideia esfregá-la com uma lixa. Papéis de parede devem ser retirados. Caso não tenha instalado um drywall para impermeabilização, é recomendável a retirada de quaisquer pedaços regulares de gesso e sua substituição. O drywall é um tipo de gesso geralmente usado para áreas com grande umidade, especialmente próximo a banheiros e chuveiros. Quaisquer buracos ou rachaduras devem ser cobertos com rejunte próprio para gesso. Buracos menores devem ser preenchidos com massa.

Instalando ladrilhos

Existem basicamente dois tipos de adesivo. Um é a argamassa fina misturada à água. Esse adesivo pode ser usado em áreas expostas à umidade e calor. O outro tipo de adesivo é pré-misturado e geralmente usado em paredes, pois fixa rapidamente antes de secar. Ele pode ser usado em paredes, mas não deve ser usado em áreas com presença de umidade por longos períodos, como em chuveiros. Ambos os tipos de adesivo são usados em ladrilhos de vidro ou cerâmica.

Algumas ferramentas especializadas são necessárias para a instalação dos ladrilhos. O cortador de pisos e ladrilhos funciona de forma semelhante a um torno. Usando uma roda no dispositivo, uma linha é criada para situar o local do corte e a ferramenta age sobre a marcação. Uma serra molhada com uma lâmina de cortar vidros é usada para ladrilhos de vidro. Outra ferramenta essencial é o alicate de cortar azulejo, que corta as peças para encaixar em locais irregulares da parede.

Ideias de ladrilhos para banheiro

Com o uso da argamassa em pisos, você pode instalar o mesmo tipo de ladrilho tanto no chão quanto na parede. Quando a massa secar, uma superfície dura se formará, tornando as peças resistentes o suficiente para se andar sobre elas. Podem ser usados ladrilhos com o mesmo padrão decorativo em pisos e paredes, mas colocá-los em direções opostas também pode criar um desenho interessante.

Outra tendência popular é colocar ladrilhos maiores de um mesmo padrão, do chão até a metade da parede, formando uma divisão. Consiga uma aparência parecida usando ladrilhos menores da metade da parede para cima e maiores no resto da parede e no piso.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível