As pontes de madeira servem de via de acesso para as pessoas atravessarem de um lado para o outro sobre um rio, córrego ou depressões em uma propriedade. A coisa mais importante a se fazer na hora de construir uma ponte de madeira é a colocação das pranchas para que elas fiquem bem firmes. Quando fixadas corretamente, as pranchas dão mais sustentação aos corrimões da ponte. Para colocá-las no lugar e deixar a ponte segura, basta ter as ferramentas certas.
Instruções
-
Ponha a prancha de madeira no local, de modo que as duas extremidades dela fiquem encostadas em ambas as bases. Coloque um grampo sargento em cada lado para prender a peça de madeira no lugar.
-
Coloque a broca de 1/2" na furadeira e faça um furo que atravesse tanto a prancha quanto a base dela. Faça outro furo de aproximadamente 5 cm na diagonal, a partir do primeiro furo.
-
Coloque um parafuso de 5/16" em cada um dos furos. Bata com o martelo na cabeça deles até atravessarem os buracos.
-
Coloque uma arruela e uma porca em cada parafuso e os aperte com a chave de boca até que a prancha esteja bem firme. Tire os grampos e coloque as outras pranchas da mesma forma.