×
Loading ...

Prata alemã comparada com prata de lei

Atualizado em 21 novembro, 2016

As pessoas normalmente confundem a prata alemã (alpaca) com a prata de lei. As duas são metais brancos e brilhantes, e ambas são usadas em joias, talheres e objetos decorativos. Mas, por baixo da superfície brilhante, esses dois metais não são nada parecidos. Por exemplo, um deles tem um alto valor intrínseco baseado em seu peso, enquanto o valor do outro depende totalmente do resultado de sua utilização.

Tanto a prata de lei quanto a prata alemã são utilizadas para fazer objetos de decoração (Hemera Technologies/PhotoObjects.net/Getty Images)

Comparação entre os metais

O metal conhecido como prata alemã não contém prata. É uma liga feita de 60% de cobre, 20% de níquel e 20% de zinco. Ele tem a aparência parecida com a da prata, mas possui uma fraca coloração amarelo-cinzenta e é muito mais duro que a prata. A prata de lei é uma liga também, mas é feita de 92,5% de prata e 7,5% de cobre. A prata sozinha é muito mole para manter uma forma e resistir ao desgaste. A liga de cobre faz com que a prata fique mais firme.

Loading...

Confusão sobre a prata alemã

Há mais razões além da aparência que permitem a confusão entre a prata alemã e a prata de lei. Por exemplo, os fabricantes de talheres e utensílios de cozinha banhados em prata de alta qualidade usam a prata alemã como base e os galvanizam com prata de lei. Prata alemã pode oxidar com a exposição ao ar e ficar verde pelo contato prolongado com a pele.

Mais confusão

Um outro aspecto que ajuda a confundir mais ainda é que ourives alemães fazem joias finas e outros objetos com ligas de prata. Estes itens podem ser chamados de prata alemã porque são objetos feitos de liga de prata e fabricados na Alemanha. Uma lei de 1886 decretou que a quantidade padrão mínima para objetos feitos de prata na Alemanha seja de 80%. A lei especifica que os objetos feitos de prata alemã devem ter a marca de uma lua crescente na parte esquerda de uma coroa imperial e o quilate da liga de prata na parte direita. Ourives alemães fazem objetos de 80%, 83%, 83,5, 90%, 92,5% e 93,5% de prata.

Prata verdadeira

A prata verdadeira é um elemento cujo símbolo químico é Ag, tem número atômico 47, massa atômica 107,87 e derrete a 962ºC. Por mais de 3 mil anos a prata tem sido refinada e valorizada pelas pessoas, e é um presente de casamento tradicional. A prata alemã é uma liga metálica e foi inventada no começo do século XIX. O símbolo químico Ag deriva da palavra latina "argentum". Às vezes a prata é encontrada como um metal livre, mas geralmente deve ser refinado a partir do minério de prata.

Loading...

Referências

Loading ...
Loading ...